- Início
- Municípios
- Murtosa
- CASA-MUSEU CUSTÓDIO PRATO CELEBRA CHEGADA DO VERÃO COM CONCERTO DE CANTARES AO DESAFIO
CASA-MUSEU CUSTÓDIO PRATO CELEBRA CHEGADA DO VERÃO COM CONCERTO DE CANTARES AO DESAFIO
área de conteúdos (não partilhada)Um verdadeiro elenco de luxo de repentistas portugueses e brasileiros vão celebrar, no próximo dia 21 de junho, a solstício de Verão, na Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro, numa organização do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, com o apoio do Município da Murtosa e da Junta de Freguesia do Bunheiro, naquela que será a primeira iniciativa do ciclo “À noite, no museu acontece”.
Um verdadeiro elenco de luxo de repentistas portugueses e brasileiros vão celebrar, no próximo dia 21 de junho, a solstício de Verão, na Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro, numa organização do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, com o apoio do Município da Murtosa e da Junta de Freguesia do Bunheiro, naquela que será a primeira iniciativa do ciclo “À noite, no museu acontece”.
A “Festa da Chegada do Verão” terá lugar, em ambiência de tertúlia, pelas 21H30, e contará com a presença dos consagrados músicos populares portugueses Augusto Canário e Cândido Miranda, que celebram, em 2023, 40 anos de cantares ao desafio e dos conceituados repentistas brasileiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre.
Geraldo Amâncio, 77 anos, nasceu no sertão cearense. Aprendeu a ler aos 15 anos, quando já cantava como repentista pelas aldeias sertanejas. Tornou-se cantor profissional a partir de 1968, aos 22 anos. Aperfeiçoou a arte da cantoria, tornando-se um dos maiores cantadores populares de todo o Brasil, com muitas atuações em países dos continentes americano e europeu. Desde 2017 que é reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro como Mestre da Cultura. Membro da Academia Cearense de Letras.
Guilherme Nobre, 23 anos, discípulo de Geraldo Amâncio, canta desde os 14 anos. Reconhecido como uma figura excecional entre os jovens candidatos a grandes mestres, é estudante na Faculdade de Letras da Universidade do Estado do Ceará e palestrante em escolas e instituições culturais.
Ambos já atuaram por várias vezes em Portugal. A próxima grande exibição será em Macau e Cantão, numa data a definir brevemente, num evento comemorativo do poeta popular José Joaquim Monteiro, uma figura que está ligada à nossa terra do Bunheiro, onde viveu, no lugar da Mata.
Os bilhetes para a “Festa da Chegada do Verão” podem ser adquiridos junto dos elementos do rancho ou no local, no dia do evento.
A iniciativa inclui-se no programa de dinamização da Aldeia do Bunheiro, no âmbito da sua classificação como “Aldeia de Portugal”.