- Início
- Municípios
- Murtosa
- INAUGURADA “A PROA” DECORADA EM CROCHET
INAUGURADA “A PROA” DECORADA EM CROCHET
área de conteúdos (não partilhada)O salão nobre dos Paços do Município da Murtosa encheu, no passado sábado, dia 9 de março, para a sessão de apresentação do projeto “Ex-Libris para além da Água – a Proa”, integrada nas celebrações do Dia Internacional da Mulher.
O salão nobre dos Paços do Município da Murtosa encheu, no passado sábado, dia 9 de março, para a sessão de apresentação do projeto “Ex-Libris para além da Água – a Proa”, integrada nas celebrações do Dia Internacional da Mulher.
A iniciativa resultou do trabalho desenvolvido pelo grupo “Chá das Cinco”, da Casa das Gerações - Biblioteca Municipal da Murtosa, sob a coordenação da Dra. Rosa Leite Duarte e da Professora Zaida Estrela, que se propôs decorar uma proa de um barco moliceiro com motivos em crochet, apresentando uma releitura artística e muito feminina daquele que é o maior ex-libris da Murtosa e de toda a região da Ria de Aveiro.
O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, abriu a sessão, enaltecendo o notável trabalho do grupo de senhoras, que materializaram um projeto técnica e artisticamente belo, que constitui uma marca de identidade das gentes Murtoseiras.
As coordenadoras do projeto usaram da palavra para agradecer o carinho e a presença de todos, realçando o apoio incondicional do Município na concretização desta “Proa” vestida de crochet.
Foi depois mostrado um excelente documentário, da autoria do jovem realizador Murtoseiro Pedro Silva, que dá a conhecer o projeto, desde a sua conceção até ao resultado final.
Logo após, teve lugar um momento musical, trazido pelo Coro de Santa Maria da Murtosa, que interpretou “Varina da Murtosa” e “Fado Moliceiro”, este último com o acompanhamento instrumental dos jovens músicos Murtoseiros Ana Miguel Barros, Diogo Barros e Maria Valente.
Seguiu-se a tão aguardada inauguração da proa, no átrio da Câmara Municipal, não tendo faltado o tradicional ramo na bica da proa, também ele em crochet, naturalmente. A belíssima peça ficará a embelezar a entrada do edifício dos Paços do Município, onde poderá ser apreciada.
Aos participantes foi oferecido um livro, editado pela Câmara Municipal, que revela os pormenores deste projeto, através dos textos das suas mentoras e de dezenas de fotografias que atestam a minúcia e a qualidade do trabalho. A obra contém, ainda, dois belos poemas de Maria Ascensao Rodrigues e Caridade Louvado.
Um bem haja às senhoras do “Chá das Cinco”, que colaboraram na execução da "Proa": Ana Carmelinda Barbosa, Aurora Tavares, Blandina Baptista, Clara Santos, Caridade Louvado, Celeste Cavaco, Conceição Viana, Glória Rebelo, Manuela Paiva, Maria Alice Morais, Maria Silva, Maria Zaida Estrela, Rosa Leite Duarte, Rosa Farinhas, Olindina Barbosa e Sandra Tavares.