- Início
- Municípios
- Murtosa
- MUNICÍPIO DA MURTOSA HOMENAGEOU O MESTRE JOSÉ DE OLIVEIRA
MUNICÍPIO DA MURTOSA HOMENAGEOU O MESTRE JOSÉ DE OLIVEIRA
área de conteúdos (não partilhada)O salão nobre dos Paços do Município da Murtosa recebeu, na passada sexta-feira, dia 2 de agosto, a sessão de apresentação do livro “Memórias – 30 anos anos a pintar a Ria”, que homenageia as três décadas de atividade criativa do Mestre José de Oliveira.
O salão nobre dos Paços do Município da Murtosa recebeu, na passada sexta-feira, dia 2 de agosto, a sessão de apresentação do livro “Memórias – 30 anos anos a pintar a Ria”, que homenageia as três décadas de atividade criativa do Mestre José de Oliveira.
A obra, editada pelo Município da Murtosa, teve a coordenação da investigadora Etelvina Almeida e reúne, pela primeira vez em livro, o extraordinário espólio documental detido pelo Mestre José de Oliveira que, desde 1989, registou em fotografia mais de 600 painéis de barcos moliceiros por si pintados.
Perante uma vasta plateia, o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista enalteceu a capacidade criativa de José de Oliveira e o seu contributo inestimável para o conhecimento e perpetuação dessa arte extraordinária que são os painéis dos barcos moliceiros.
Referiu que a comemoração dos 30 anos de carreira foram o mote perfeito para a concretização de um desejo antigo, partilhado há muito com o autor, de reunir, em livro, o acervo fotográfico que José de Oliveira foi reunindo, à medida que pintava os painéis, possibilitando desta forma a a sua partilha e a divulgação.
De seguida, usou da palavra Etelvina Almeida, coordenadora da obra, que começou por traçar o perfil artístico do Mestre José de Oliveira, falando depois a estrutura da obra e do processo de conceção da mesma, da ideia inicial até ao livro em papel.
Por fim, também José de Oliveira partilhou algumas palavras com o público presente, manifestando a sua gratidão a todos os presentes e ao Município da Murtosa, em particular, pelo reconhecimento. Em clima informal, o pintor contou algumas histórias que marcaram o seu percurso de três décadas.
Antes da sessão de autógrafos, também, de forma espontânea, usou da palavra o conhecido médico Diamantino Matos, para elogiar o homenageado, enquanto homem e artista.
O livro estará disponível, com um preço especial de lançamento de 15€, na Câmara Municipal, na COMUR - Museu Municipal da Murtosa e na Casa das Gerações - Biblioteca Municipal da Murtosa.
Esta iniciativa foi integrada na programação da Semana do Emigrante e no programa de animação da Estação Náutica da Murtosa.