- Início
- Municípios
- Murtosa
- INICIADA A EMPREITADA DE REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ESTALEIRO MUSEU DA PRAIA DO MONTE BRANCO
INICIADA A EMPREITADA DE REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ESTALEIRO MUSEU DA PRAIA DO MONTE BRANCO
área de conteúdos (não partilhada)O Município da Murtosa iniciou, recentemente, a empreitada de reabilitação e ampliação do Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, na freguesia da Torreira.
O Município da Murtosa iniciou, recentemente, a empreitada de reabilitação e ampliação do Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, na freguesia da Torreira.
A obra foi adjudicada à empresa "Sociedade de Construções Civis e Obras Públicas António Rodrigues Parente, L.da, pelo valor de 358.974,46€ (trezentos e cinquenta e oito mil novecentos e setenta e quatro euros e quarenta e seis cêntimos) e consiste, essencialmente, na ampliação do espaço, através da materialização de um novo edifício, a norte do atual estaleiro, com uma dimensão que permitirá a construção, no seu interior, de embarcações tradicionais de maior envergadura e na reabilitação do corpo atual, que se articulará funcionalmente com o novo edificado, passando a albergar um centro interpretativo da construção de embarcações tradicionais, com uma exposição permanente e espaço para exposições temporárias.
Desta forma, os visitantes poderão, simultaneamente, conhecer um pedaço da memória histórica, cultural, económica e social do povo marinhão e assistir, ao vivo, à construção e reparação de embarcações tradicionais.
O projeto da reabilitação e ampliação é da autoria do arquiteto murtoseiro João Ruela, que havia já desenhado não só estaleiro existente como toda a intervenção de requalificação da área do Monte Branco, levada a cabo pela autarquia, em 2009.
A valorização das artes de construção naval e das embarcações tradicionais – em particular do barco moliceiro – é um dos desígnios estratégicos da Estação Náutica da Murtosa, recentemente constituída, que reúne agentes turísticos, associativos e institucionais na promoção da Murtosa e da Ria de Aveiro como destino privilegiado de turismo náutico.