- Início
- Municípios
- Murtosa
- PANDEMIA DE COVID-19 – DIVULGAÇÃO DIÁRIA AOS CIDADÃOS
PANDEMIA DE COVID-19 – DIVULGAÇÃO DIÁRIA AOS CIDADÃOS
área de conteúdos (não partilhada)28 de Março de 2020
1 – DADOS ATUALIZADOS DA INFEÇÃO
Segundo os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde, existem, até ao presente momento, no Concelho da Murtosa, 8 casos de infeção confirmados, identificando-se 203 cidadãos como elementos de contacto, estando, desses, 64 sob vigilância ativa, havendo a lamentar 1 óbito. Relativamente ao dia anterior, aumentou o número de infetados (de 6 para 8) e manteve-se o número de óbitos (1).
2 – BOLSA DE VOLUNTARIADO
A evolução da pandemia de COVID-19 vai exigir de todos nós uma disponibilidade acrescida, para fazer face às necessidades de intervenção das instituições locais, de um modo muito particular das nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Assim, por forma a garantir que estas instituições possam continuar a prestar apoio, nomeadamente à população idosa, mesmo perante uma situação de contingência que reduza o número de colaboradores disponíveis, o Município da Murtosa, em parceria com as IPSSs tem a pretensão de criar uma Bolsa de Voluntariado, que reúna todas as pessoas que estejam disponíveis para dar a sua colaboração nas mais variadas valências e serviços das instituições e noutros espaços que venham a ser criados.
Apelamos pois a todos aqueles que estejam disponíveis para integrar a Bolsa de Voluntariado da Murtosa o manifestem junto da Câmara Municipal, através do e-mail gap@cm-murtosa.pt ou pelo telefone 234 830 100.
3 – LINHA DE APOIO SOCIAL
Renovamos a informação da existência da Linha de Apoio Social – 300 519 832 – para a qual poderão ser reportadas situações de maior vulnerabilidade social, em particular idosos em isolamento social e sem retaguarda familiar ou institucional.
Reiteram-se as recomendações de exercício de cidadania ativa neste período de emergência, apelando-se à população para que cumpra escrupulosamente as determinações de distanciamento social e confinamento nas residências, evitando-se todas as deslocações que não sejam estritamente necessárias.