- Início
- Municípios
- Murtosa
- PANDEMIA DE COVID-19 – DIVULGAÇÃO DIÁRIA AOS CIDADÃOS
PANDEMIA DE COVID-19 – DIVULGAÇÃO DIÁRIA AOS CIDADÃOS
área de conteúdos (não partilhada)PROTEÇÃO CIVIL MUNICIPAL DA MURTOSA
PANDEMIA DE COVID-19 – INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO
4 de abril de 2020
1 – DADOS ATUALIZADOS DA INFEÇÃO
Segundo os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde, existem, até ao presente momento, no Concelho da Murtosa, 9 casos de infeção confirmados, identificando-se 212 cidadãos como elementos de contacto, estando, desses, 28 sob vigilância ativa, havendo a lamentar 1 óbito.
Relativamente ao dia anterior, manteve-se o número de infetados (9) e manteve-se o número de óbitos (1), tendo descido o número de elementos de contacto sob vigilância ativa (de 30 para 28).
Para melhor compreensão dos números apresentados, a Autoridade de Saúde esclarece que os elementos de contacto (212) representam o número acumulado, desde o início da pandemia, de contactos sinalizados pela Saúde, associados aos cidadãos que foram infetados (9). Desses 212, permanecem em vigilância ativa, ou seja, em quarentena, 28 pessoas.
2- REALIZAÇÃO DE TESTES NO LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA MURTOSA
Pela sua especificidade, que justificava uma atenção especial, a Câmara Municipal, em articulação com a Autoridade de Saúde Pública local e com a Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, considerou que era determinante se fazer uma avaliação ao estado de saúde de todos os utentes do lar da instituição, bem como a um grupo significativo de profissionais que com eles interagem. Ficou a cargo da Autoridade de Saúde Pública a seleção daqueles que seria sujeitos a testes e a cargo da autarquia os encargos financeiros decorrentes da sua realização, na medida em que apesar de ter sido anunciada pelo Ministério da Saúde a realização de testes em todos os lares em Portugal, o facto é que, não existem, de momento, testes e as expetativas de início da sua realização, de forma muito gradual, remete-nos para meados do corrente mês.
Assim, informa-se que dos primeiros 35 testes realizados a utentes do lar da Santa Casa, os resultados obtidos, até ao momento, foram negativos.
3 – REDE LOCAL DE APOIO AO ISOLAMENTO NO CONCELHO DA MURTOSA
O Município da Murtosa, as Juntas de Freguesia e a Segurança Social, estabeleceram uma parceria institucional de apoio social, constituindo a REDE LOCAL DE APOIO AO ISOLAMENTO NO CONCELHO DA MURTOSA.
A rede visa dar uma resposta eficaz às necessidades associadas a situações de isolamento social, decorrentes do período de emergência da pandemia de COVID-19, em que exista falta de retaguarda familiar e/ou institucional, nomeadamente no que concerne à população mais idosa, aproveitando os recursos, a proximidade e o conhecimento das juntas de freguesia.
A rede apoiará logisticamente nas seguintes situações:
- Solicitação de bens essenciais nas lojas e supermercados e entrega nos domicílios;
- Pedidos de receitas médicas ao Centro de Saúde, solicitação de medicamentos na Farmácia e entrega no domicílio;
- Apoio nos contactos, apresentação de requerimentos e submissão de documentação digital a entidades e prestadores de serviços;
- Outras necessidades que assumam carácter urgente e inadiável.
Em caso de necessidade, os cidadãos poderão solicitar o apoio da rede, contactando a Junta de Freguesia da sua área de residência, através dos seguintes números de telefone,
de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 12H30 e das 13H30 às 17H00.
FREGUESIA DO BUNHEIRO – 925 177 433
FREGUESIA DO MONTE – 968 925 421
FREGUESIA DA MURTOSA – 965 767 464
FREGUESIA DA TORREIRA – 969 521 643
A rede pode ser acionada por aqueles que dela precisem e por todos os cidadãos que tenham conhecimento de situações de necessidade deste tipo de apoio.
Continuará disponível, igualmente, a Linha de Apoio Social, criada pelo Instituto de Segurança Social, acionável pelo número 300 519 832 ou pelo e-mail iss-aveiro-oazemeisestarrejamurtosa@seg-social.pt, que, perante as solicitações, continuará a fazer a articulação com as respostas locais.
Pedimos o contributo de todos neste esforço comum de controlo da pandemia de COVID-19. Siga as recomendações da Direção Geral de Saúde, mantendo o isolamento social e restringindo as suas deslocações ao estritamente necessário.
Seja um verdadeiro agente de saúde pública, protegendo-se a si e aos outros.
Murtosa, 4 de abril de 2020
O Presidente da CMPC da Murtosa
Joaquim Baptista