- Início
- Municípios
- Murtosa
- PANDEMIA DE COVID-19 – DIVULGAÇÃO DIÁRIA AOS CIDADÃOS
PANDEMIA DE COVID-19 – DIVULGAÇÃO DIÁRIA AOS CIDADÃOS
área de conteúdos (não partilhada)
PROTEÇÃO CIVIL MUNICIPAL DA MURTOSA
PANDEMIA DE COVID-19 – INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO
6 de abril de 2020
1 – DADOS ATUALIZADOS DA INFEÇÃO
Segundo os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde, existem, até ao presente momento, no Concelho da Murtosa, 9 casos de infeção confirmados, identificando-se 212 cidadãos como elementos de contacto, estando, desses, 26 sob vigilância ativa, havendo a lamentar 1 óbito.
Relativamente ao dia anterior, manteve-se o número de infetados (9), manteve-se o número de óbitos (1), tendo diminuído o número de cidadãos em vigilância ativa (28 para 26).
2 - LINHA MUNICIPAL DE APOIO PSICOLÓGICO MURTOSA COVID-19
934 419 169
Segunda a sexta-feira | 9H-12H e 14H-17H
Face ao contexto atual de pandemia de COVID-19, passível de ser gerador, na população em geral, de desconforto, inquietação e incerteza, o Município da Murtosa, em articulação com o programa CLDS 4G Murtosa em Rede (programa de desenvolvimento social promovido pela Santa Casa da Misericórdia da Murtosa), criou a Linha Municipal de Apoio Psicológico, Murtosa COVID- 19, disponível através do número 934 419 169.
Esta linha destina-se a auxiliar as pessoas da nossa comunidade, em especial aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, na gestão das suas emoções e no desenvolvimento de formas adaptativas para lidar com os efeitos do stress e da ansiedade, promovendo a adoção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde face à pandemia da COVID-19. A linha destina-se, ainda, a prestar apoio e aconselhamento a idosos em situação de isolamento.
A Linha Municipal de Apoio Psicológico, será assegurada por uma psicóloga que articulará, sempre que necessário, com outros serviços de carácter municipal e nacional, garantindo o anonimato e a confidencialidade a todos os contactos.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9H00 às 12H00 e das 14H00 às 17H00
3 – REDE LOCAL DE APOIO AO ISOLAMENTO NO CONCELHO DA MURTOSA
O Município da Murtosa, as Juntas de Freguesia e a Segurança Social, estabeleceram uma parceria institucional de apoio social, constituindo a REDE LOCAL DE APOIO AO ISOLAMENTO NO CONCELHO DA MURTOSA.
A rede visa dar uma resposta eficaz às necessidades associadas a situações de isolamento social, decorrentes do período de emergência da pandemia de COVID-19, em que exista falta de retaguarda familiar e/ou institucional, nomeadamente no que concerne à população mais idosa, aproveitando os recursos, a proximidade e o conhecimento das juntas de freguesia.
A rede apoiará logisticamente nas seguintes situações:
- Solicitação de bens essenciais nas lojas e supermercados e entrega nos domicílios;
- Pedidos de receitas médicas ao Centro de Saúde, solicitação de medicamentos na Farmácia e entrega no domicílio;
- Apoio nos contactos, apresentação de requerimentos e submissão de documentação digital a entidades e prestadores de serviços;
- Outras necessidades que assumam carácter urgente e inadiável.
Em caso de necessidade, os cidadãos poderão solicitar o apoio da rede, contactando a Junta de Freguesia da sua área de residência, através dos seguintes números de telefone,
de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 12H30 e das 13H30 às 17H00.
FREGUESIA DO BUNHEIRO – 925 177 433
FREGUESIA DO MONTE – 968 925 421
FREGUESIA DA MURTOSA – 965 767 464
FREGUESIA DA TORREIRA – 969 521 643
A rede pode ser acionada por aqueles que dela precisem e por todos os cidadãos que tenham conhecimento de situações de necessidade deste tipo de apoio.
Continuará disponível, igualmente, a Linha de Apoio Social, criada pelo Instituto de Segurança Social, acionável pelo número 300 519 832 ou pelo e-mail iss-aveiro-oazemeisestarrejamurtosa@seg-social.pt, que, perante as solicitações, continuará a fazer a articulação com as respostas locais.
4 - REDE DE EMERGÊNCIA ALIMENTAR
BANCO ALIMENTAR
Face ao estado de emergência nacional, a Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome criou uma nova resposta de apoio alimentar, denominada REDE DE EMERGÊNCIA ALIMENTAR, que visa permitir levar alimento a quem dele carece e assim apoiar quem tem baixos recursos económicos e não tenha capacidade de suportar o custo de alimentação que habitualmente é entregue pelas respostas sociais, devido a instituições que encerraram e ainda devido a efeitos económicos desta pandemia como é o caso da redução do rendimento de muitas famílias, entre outros.
A REDE DE EMERGÊNCIA ALIMENTAR está estruturada a partir dos Bancos Alimentares existentes e assenta nas IPSS, Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio neste âmbito, sendo possível a integração de outras entidades que se pretendam juntar a esta causa.
ASSIM:
- Quem necessite de apoio alimentar ou quem, por outro lado, pretenda fazer um donativo;
- Quem pretenda doar géneros alimentares;
- Quem pretenda ser voluntário ou acolher um ponto de receção/entrega de géneros alimentares,
deve aceder ao seguinte site:
https://rededeemergenciaalimentar.bancoalimentar.pt/
e seguir os links que se encontram no lado direito da página informática, preenchendo todos os dados do formulário existente.
Após a receção dos formulários os colaboradores do Banco Alimentar analisam as situações e encaminham os dados dos indivíduos/famílias para a entidade integrada nesta Rede mais adequada e melhor localizada na zona de residência da pessoa/família que solicitou apoio ou disponibilizou a sua ajuda, cabendo depois a cada entidade averiguar a situação e diligenciar adequadamente.
APOIE E DIVULGUE!
5 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DURANTE O ISOLAMENTO
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género solicita a divulgação da seguinte informação acerca do apoio às vítimas de violência doméstica durante o isolamento.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica está a funcionar. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, envie uma mensagem para a Linha SMS 3060 ou ligue 800 202 148. É uma linha gratuita, funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia.A CIG tem ainda em funcionamento um serviço de correio eletrónico para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional: violencia.covid@cig.gov.pt
Não se esqueça, o sucesso comum resulta do somatório das nossas ações individuais. Cumpra as determinações da Direção Geral de Saúde. Respeite o isolamento social e circule no espaço público apenas para o estritamente necessário.
Murtosa, 6 de abril de 2020
O Presidente da CMPC da Murtosa
Joaquim Baptista