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UNIDADE DE APOIO DE RETAGUARDA PARA DOENTES COVID-19 DA MURTOSA JÁ ESTÁ OPERACIONAL
área de conteúdos (não partilhada)Está já operacional a Unidade de Apoio de Retaguarda COVID-19, instalada pela Câmara Municipal da Murtosa no ginásio da Escola Padre António Morais da Fonseca, em articulação com a Autoridade de Saúde e com o Agrupamento de Escolas da Murtosa.
Está já operacional a Unidade de Apoio de Retaguarda COVID-19, instalada pela Câmara Municipal da Murtosa no ginásio da Escola Padre António Morais da Fonseca, em articulação com a Autoridade de Saúde e com o Agrupamento de Escolas da Murtosa.
A unidade está totalmente equipada para uma eventual necessidade de acompanhamento clínico de doentes infetados com o COVID-19, possuindo 24 camas de capacidade de acolhimento. Um investimento de cerca de 40.000€ que o Município espera, como todos os Murtoseiros, que não venha a ser necessário utilizar.
Com a realização de 25 testes, foi hoje retomado o rastreio de utentes e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, uma ação que terá continuidade, nos próximos dias, com a realização de mais 50 testes. A gestão e realização dos testes é da responsabilidade da Autoridade de Saúde, tendo o Município assumido os custos decorrentes do fornecimento e análise laboratorial.
Face às dificuldades sentidas por muitos cidadãos no estabelecimento de ligações telefónicas com o Centro de Saúde da Murtosa, constrangimentos que, segundo a coordenação técnica do mesmo, se deviam ao elevado nível de ocupação da linha com comunicações internas, entre os profissionais de saúde e destes com os seus utentes, o Município, em estreita colaboração e articulação com o Centro de Saúde, tomou a decisão de adquirir 3 linhas móveis que colocou já à disposição da coordenação técnica.
Assim, dois dos telemóveis ficarão afetos à USF Terra Marinhoa, para as chamadas de resposta dos profissionais de saúde para os seus utentes e o terceiro ficará afeto à Saúde Pública. Com esta medida, libertar-se-á o número fixo do centro de saúde para poder atender, com maior eficácia, às solicitações telefónicas dos utentes.