- Início
- Municípios
- Murtosa
- CENTRO ESCOLAR DO MONTE FOI INAUGURADO OFICIALMENTE PELOS SEUS ALUNOS
CENTRO ESCOLAR DO MONTE FOI INAUGURADO OFICIALMENTE PELOS SEUS ALUNOS
área de conteúdos (não partilhada)O dia da retoma da atividade letiva, 10 de janeiro, foi marcado, na Murtosa, pela inauguração oficial do novo Centro Escolar do Monte, com a singularidade da mesma ter sido feita pelos próprios alunos do Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo que frequentarão o estabelecimento de ensino pela primeira vez, através do ato simbólico de descerramento da placa evocativa onde figuram os seus nomes para memória futura.
O dia da retoma da atividade letiva, 10 de janeiro, foi marcado, na Murtosa, pela inauguração oficial do novo Centro Escolar do Monte, com a singularidade da mesma ter sido feita pelos próprios alunos do Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo que frequentarão o estabelecimento de ensino pela primeira vez, através do ato simbólico de descerramento da placa evocativa onde figuram os seus nomes para memória futura.
A cerimónia, singela e restrita à comunidade escolar do Monte, devido aos constrangimentos pandémicos, foi presenciada pelo Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas da Murtosa, Manuel Arcêncio, pelo Presidente da Junta do Monte, João Cunha, pela Presidente da Associação de Pais, Lúcia Portugal Brandão e ainda pelo Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha, pela Vereadora Fátima Arêde, pelo Chefe de Divisão de Planeamento e Obras da Câmara Municipal, Rui Morais e pelos professores, educadoras e auxiliares do Centro Escolar.
Num dia que foi de festa, os alunos desfrutaram, depois, de atividades lúdicas, com pinturas faciais e balões, trazidos pela “trupe” Troll.
O novo Centro Escolar do Monte correspondeu a um investimento do Município da Murtosa de cerca de 1 milhão de euros e consistiu na beneficiação do edificado existente e na sua ampliação, no sentido de fazer face às necessidades funcionais e às atuais exigências regulamentares.
A obra, de grande profundidade, contemplou a construção de uma nova cantina, com capacidade para acolher, em simultâneo, todos os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, uma nova sala polivalente para o pré-escolar, uma biblioteca, um sala de educação plástica e um gabinete de atendimento, bem como áreas de recreio coberto.
A envolvente ao equipamento escolar foi, igualmente, reformulada, com a construção, a norte, de um novo arruamento, que interliga a Avenida de Santo António e a Rua D. Francisco Maria da Silva, como uma generosa área de estacionamento, que passará a assumir-se como o principal acesso à escola, possibilitando que a circulação se processe com maior fluidez e segurança.
Continua, também, em bom ritmo, a intervenção, similar à do Monte, que transformará a Escola de São Silvestre, no Bunheiro, em Centro Escolar, prevendo-se que a sua inauguração aconteça no início do próximo ano letivo.