- Início
- Municípios
- Murtosa
- MARIA DO CÉU SILVA HOMENAGEADA NO DIA EM COMPLETOU 100 ANOS DE VIDA
MARIA DO CÉU SILVA HOMENAGEADA NO DIA EM COMPLETOU 100 ANOS DE VIDA
área de conteúdos (não partilhada)A D. Maria do Céu Almeida e Silva, residente nas Quintas do Norte, na Torreira, completou hoje a bela idade de 100 anos e recebeu uma singela homenagem do Município da Murtosa e da Junta de Freguesia da Torreira.
A D. Maria do Céu Almeida e Silva, residente nas Quintas do Norte, na Torreira, completou hoje a bela idade de 100 anos e recebeu uma singela homenagem do Município da Murtosa e da Junta de Freguesia da Torreira.
O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista e a Presidente da Junta da Torreira, Márcia Vigário, acompanhados do Vereador Daniel Bastos, visitaram a jovem aniversariante, celebrando, com a sua família, a feliz data.
Na ocasião, o Presidente da Câmara ofereceu à D. Maria do Céu, em nome do Município, uma salva em prata evocativa do seu centenário, dando-lhe os parabéns em nome de todos os Murtoseiros.
MARIA DO CÉU ALMEIDA E SILVA, pela sua neta FLORBELA
Maria do Céu Almeida e Silva nasceu a 23-01-1922, em casa, na localidade das Quintas do Norte, freguesia da Torreira, Concelho da Murtosa, filha única de José Maria Lopes da Silva e da costureira Caridade Valente de Almeida.
Casou, no ano de 1939, com António Henriques Pereira Valente. Teve o primeiro filho com 18 anos e sucederam-se mais 4 ou, como diz ela, “mas só vingaram 5 filhos”.
Levou sempre uma vida dura de muito sacrifício na lavoura. Fazia o Mercado de Ovar, para onde se deslocava a pé, descalça, com o que tinha para vender à cabeça.
Tudo era feito em casa: a broa, o queijo, a manteiga. Cozinhava-se ao lume e a luz era à candeia.
Sempre foi ela quem governou a casa, muito poupada e, se preciso fosse, pegava no pincel e pintava os muros, gradeamentos e até as paredes de casa.
É uma avó com grande sentido de humor e gosto pela música popular.
Viúva desde 18-12-2005, já viu 3 filhos partirem. tem 11 netos, 17 bisnetos e 3 tataranetos.
Adora conversar, fica feliz com boas notícias e muito contente de saber que a família, amigos e conhecidos estão bem de saúde.
O lema de vida é “vive feliz e deixa cada um viver do seu jeito, aceita as diferenças e pensa em ti e nos teus, agradecendo por cada dia “