- Início
- Municípios
- Murtosa
- ALFREDO CANEIRA MOSTRA TRABALHOS EM PONTO CRUZ NA COMUR-MUSEU MUNICIPAL
ALFREDO CANEIRA MOSTRA TRABALHOS EM PONTO CRUZ NA COMUR-MUSEU MUNICIPAL
área de conteúdos (não partilhada)A COMUR - Museu Municipal da Murtosa recebe, no próximo domingo, dia 3 de abril, pelas 16H00, a abertura oficial da exposição de trabalhos em ponto cruz do artesão Murtoseiro Alfredo Caneira.
A COMUR - Museu Municipal da Murtosa recebe, no próximo domingo, dia 3 de abril, pelas 16H00, a abertura oficial da exposição de trabalhos em ponto cruz do artesão Murtoseiro Alfredo Caneira.
A mostra pode ser visitada até ao dia 30 de abril, no horário de funcionamento do museu e tem entrada livre.
ALFREDO CANEIRA
Alfredo Manuel Rodrigues Caneira nasceu a 13 de dezembro de 1971 na freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa.
Aos 12 anos, após ter completado do ciclo preparatório, deixa a escola e começa a trabalhar com aprendiz de padeiro. Aos 16 anos, emigra para a Venezuela, mas a experiência dura apenas 1 ano, pois não conseguiu visto de residência.
Regressado a Portugal, começa a trabalhar na Pastelaria Âncora, o icónico “Guedes”, no Monte. Depois de cumprir o serviço militar obrigatório aceita uma proposta para integrar uma sociedade para abrir o “Café da Praça”, que mantém até ao dia de hoje.
O dom da agulha e das linhas é uma tradição de família, pois o seu avô materno era alfaiate, o seu pai mestre de redes e a sua mãe costureira.
Aos 28 anos casou-se e o ponto cruz que era um passatempo da esposa passou a ser partilhado por ambos. Hoje é o Alfredo que assume a agulha e as linhas, que, para além de ser um bom passatempo constitui, para o artesão, uma verdadeira terapia.
Garantindo a continuidade da tradição, os seus filhos Gaspar e Dinis também já dão os seus primeiros passos na arte de bem usar as agulhas e a linhas