- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Município volta a integrar orgãos sociais da AptCVC
Município volta a integrar orgãos sociais da AptCVC
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Oliveira do Bairro repete a sua presença nos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), uma rede de parceiros na área da cerâmica, potenciadora do intercâmbio de experiências e conhecimentos, vitais para a preservação e conservação desse património.
Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura e do Turismo da autarquia bairradina, foi reeleita Vogal do Conselho Fiscal da associação, tendo tomado posse em cerimónia realizada na cidade de Ílhavo, no passado dia 17 de abril, que serviu também para celebrar o 6.º aniversário desta associação.
“A presença do Município nos órgãos sociais destas entidades é um sinal de reconhecimento pelo contributo que temos dado nos seus diversos contextos, neste caso pelo trabalho que temos desenvolvido na preservação e promoção da nossa tradição cerâmica, mas é também importante pelo prestígio que confere e pela capacidade que nos dá de participarmos nos processos de tomada de decisão, em projetos de nível nacional e internacional”, referiu a autarca.
Lília Ana Águas recorda que “a indústria cerâmica tem uma grande tradição e importância no Concelho de Oliveira do Bairro, que queremos continuar a potenciar, enquanto fator identitário da nossa história e como património relevante da nossa oferta turística”.
Das iniciativas que a autarquia bairradina tem implementado nos últimos anos com o objetivo de dar visibilidade à cerâmica, destaca-se a reabilitação da antiga Cerâmica Rocha, que funcionou até ao início da década de 90 do século passado como fábrica de cerâmica e grés, num investimento de cerca de 700 mil euros.
Este espaço, inaugurado em julho de 2021, já promoveu e recebeu várias iniciativas no âmbito da cerâmica, como a exposição itinerante "Cerâmica Portuguesa", da AptCVC, e as oficinas criativas de música com materiais cerâmicos, destinadas ao público mais jovem, para além de ter recebido a 1.ª edição do curso “Tecnologia Cerâmica”, promovido pela Universidade de Aveiro e pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).
Outros exemplos de iniciativas promovidas pelo Município no âmbito da cerâmica, são o mural de arte urbana na entrada da cidade, que apresenta elementos referentes a essa tradição, o apoio aos artesãos que usam o barro como matéria-prima e o levantamento do património azulejar realizado em 2019, através da inventariação dos edifícios com azulejos existentes no concelho, que já deu origem a várias atividades.
Sobre a AptCVC
A AptCVC foi fundada em abril de 2018, tendo como membros municípios com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.
Os principais objetivos desta associação passam pela defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património, e o estabelecimento de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica, seja do tipo produtivo, cultural ou de qualquer outro âmbito.
A AptCVC tem ainda por objetivo a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea, bem como o incentivo de relações de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados, a nível nacional ou na rede europeia.