- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Celebração do Armistício da Primeira Guerra Mundial
Celebração do Armistício da Primeira Guerra Mundial
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Oliveira do Bairro homenageou esta manhã os combatentes da Grande Guerra.
Há 106 anos, às 11h da manhã do dia 11 do mês 11 do ano de 1918, era declarado um Armistício e eram suspensas as hostilidades na frente ocidental da que viria a ser conhecida pela Primeira Guerra Mundial.
Para recordar este acontecimento e homenagear os combatentes do Concelho, que deram a sua vida por Portugal durante este conflito, realizou-se esta manhã uma singela celebração do Armistício da Primeira Guerra Mundial, que assinalava o seu final simbólico.
A cerimónia decorreu junto ao monumento, erigido em 1921, em homenagem aos Combatentes da Grande Guerra, em Oliveira do Bairro, e contou com a presença de Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, André Chambel, em representação da Assembleia Municipal, e a Liga dos Combatentes / Núcleo de Oliveira do Bairro.
O Monumento, situado na Praça da República, junto à Biblioteca Municipal, perpetua a memória dos nossos conterrâneos que tombaram nas diversas frentes deste conflito e que têm os seus nomes aí gravados:
António S. Maia,
Álvaro O. Canão
António dos S. Salvador
Manoel Castelão
Eugénio da S. Martins
Manoel H. Ferreira
José A. Estima
João L. Carvalheira
José L. da Conceição
Arménio E. Alexandrino
António Tavares
António F. Duarte