- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Ensino Universitário em Oliveira do Bairro
Ensino Universitário em Oliveira do Bairro
área de conteúdos (não partilhada)A Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro, vai receber o curso Técnico Superior Profissional em Informática e Comunicação Organizacional, da Universidade de Aveiro, a partir do ano letivo 2022/2023.
Para esse efeito, o Município de Oliveira do Bairro e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram recentemente um Protocolo de Cooperação, de forma a oficializar e reger a forma como as duas partes vão implementar essa oferta educativa, que arrancará em setembro.
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, recorda que “é mais uma vitória numa caminhada que se iniciou em 2018, quando fizemos os primeiros contactos com a Universidade de Aveiro, para lhes apresentar a estratégia e o projeto que tínhamos para a Cerâmica Rocha”. “Desde essa altura, conseguimos trazer para este espaço a 1.ª edição do curso ‘Tecnologia Cerâmica’, promovido pela UA e pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, entre novembro de 2020 e abril de 2021, e vamos ter agora um curso superior durante, pelo menos, dois anos letivos, até 2023/2024, com a possibilidade e intenção de renovarmos por mais dois, até 2026”, acrescentou o autarca.
Para o líder da autarquia oliveirense, “a nossa estratégia de trazer o ensino universitário para Oliveira do Bairro não se esgota num projeto educativo, sendo também uma aposta no Desenvolvimento Económico do Concelho, adequando a oferta formativa à necessidade das empresas por recursos humanos altamente especializados”.
Neste âmbito, o Município contou com a colaboração da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, para garantir 25 estágios em empresas, destinados aos alunos do curso.
Sobre a aposta do Executivo Municipal na área da Educação, Duarte Novo confessou que está “muito orgulhoso” do trabalho que tem sido realizado: “em pouco mais de quatro anos, conseguimos trazer de volta o ensino do 2.º e 3.ºs ciclos para a zona poente do Concelho, com a abertura da Extensão Frei Gil em Bustos, investimos 1,6 milhões de euros na reabilitação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, e agora vamos ter, pela primeira vez na sua história, ensino universitário no Concelho de Oliveira do Bairro”.
Sobre a Cerâmica Rocha
O histórico edifício da Cerâmica Rocha, um dos grandes exemplos da arquitetura industrial do início do séc. XX na Região da Bairrada, totalmente construído em tijolo maciço de barro vermelho, em 1902, manteve a sua atividade até ao início da década de 90 do século passado, como fábrica de cerâmica e grés.
O edifício sobreviveu a um incêndio que deflagrou nos antigos escritórios, em 1992, causando danos severos no telhado. Ao abandono durante vários anos, as instalações foram adquiridas pela autarquia, em 2001.
Vinte anos depois, foi inaugurada a reabilitação do edifício, que é agora um espaço multiusos, “destinado à valorização cultural, artística, económica e educativa do Município de Oliveira do Bairro”, num investimento de cerca de 700 mil euros.
A qualidade do espaço e a facilidade de acessos, quer rodoviário, quer ferroviário, tendo em conta que a Cerâmica Rocha se encontra junto à estação de caminhos de ferro de Oliveira do Bairro, são enormes mais-valias na atração e consolidação do ensino universitário no concelho, aproveitando a privilegiada localização geográfica e proximidade com as cidades de Aveiro e de Coimbra, que albergam duas das melhores universidades do país.