- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Prevenção da violência no namoro para alunos
Prevenção da violência no namoro para alunos
área de conteúdos (não partilhada)A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Bairro (CPCJ), com a colaboração do Município e do Agrupamento de Escolas local, promoveu nos dias 22 e 23 de março sessões de sensibilização para a prevenção da violência no namoro, no âmbito da atividade "Namorar nem sempre é um mar de rosas", para alunos do 9.º ano.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, "o objetivo desta iniciativa foi o de consciencializar a população escolar para a problemática da violência, capacitando os jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos, não só nas suas relações de namoro, mas também nas dos seus colegas e amigos".
As sessões, inseridas no projeto "Recuso-me ser vítima", foram dinamizadas por Sílvia Abreu, da Associação Tocar n'Alma, com recurso a elementos artísticos (representação e música) e uma grande interação com os alunos.
Foram debatidas as temáticas da violência no namoro nas suas diferentes vertentes: relação amorosa saudável e relação abusiva; o debate da problemática da legitimação de comportamentos abusivos nas relações de namoro; e o apelo à consciencialização de quais os indicadores de vitimação nas relações de namoro.
A atividade "Namorar nem sempre é um mar de rosas" desenvolveu-se em três sessões, que decorreram nos auditórios da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo – Extensão Frei Gil, em Bustos, e do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, para alunos do 9.º ano do concelho.
Recorde-se que, no passado mês de fevereiro, o Município de Oliveira do Bairro promoveu outra campanha de sensibilização relativa à prevenção da violência no namoro designada #AmorNãoCausaDor, com sessões de sensibilização e um concurso de Artes Plásticas e Expressão Escrita, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.