- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Ballet "O quebra-nozes"
Ballet 'O quebra-nozes'
área de conteúdos (não partilhada)Como todos os anos, a tradicional festa de Natal é celebrada em casa do Sr. e da Sra. Stahlbaum. Clara e Frank, o mais novo da família, estão felizes por receber os amigos e restantes convidados, mas aguardam com entusiasmo a chegada do tio Drosselmeyer, que todos os anos alegra a festa com os seus números de magia.
Além dos presentes, o mágico trouxe fantoches para a alegria dos mais pequenos. No final da atuação, Drosselmeyer dá um quebra-nozes de madeira à pequena Clara que adora o seu presente, dançando com ele, imaginando que ele é um príncipe. No entanto, Frank, com ciúmes, parte o quebra-nozes. Drosselmeyer, ao reparar nisso, pega no quebra-nozes e usa magia para o consertar. Os convidados continuam a festa noite dentro, até que se despedem da família e voltam para casa. Clara vai para o quarto dormir, mas primeiro coloca o quebranozes debaixo da árvore de Natal.
De manhã cedo, Clara, sonolenta, sai em busca do seu quebra-nozes, pega nele e senta-se numa cadeira onde aos poucos vai adormecendo. De repente, Drosselmeyer aparece e transforma Clara numa jovem cercada por ratos por todos os lados. Os ratos arrancam o quebra-nozes das suas mãos e deixam-no ao pé da árvore. As 12 badaladas da meia-noite tocam e o Quebra-Nozes se transforma em um belo jovem que defende Clara do ataque dos ratos e do Rei dos Ratos. Comandando um exército de soldadinhos de brinquedo, o Quebra-Nozes mata o Rei dos Ratos e vence a luta.
Por magia, Drosselmeyer transforma as paredes da casa em neve e gelo e Clara e o Quebra-Nozes veem o Reino do Inverno. A Rainha da Neve recebe-os e transforma o terreno numa pista de gelo onde Clara e o seu príncipe dançam um lindo Pas de Deux. Os flocos de neve juntam-se à dança. No final, cai a primeira neve do Inverno. Clara e o Quebra-Nozes despedem-se do Reino.
Clara e o Quebra-Nozes chegam ao Reino dos Doces. O tio Drosselmeyer e a Fada do Açúcar esperam por eles e dão-lhes as boas-vindas. Todos os doces dançam para eles. A Fada do Açúcar e o seu cavaleiro juntam-se à festa num doce Pas de Deux. No final, todos dançam numa grande Coda. Clara adormece aos poucos. O Reino dos Doces passa a ser a sua casa e o jovem príncipe volta a ser um pequeno quebra-nozes de madeira que no colo da pequena Clara que dorme tranquilamente na sua cadeira.
𝗚𝗲́𝗻𝗲𝗿𝗼: Dança (ballet)
➞ Companhia de Ballet Clássico de Leiria (CBCL)
➞ M6 | 2H00m
➞ 7,50EUR*
𝗕𝗜𝗟𝗛𝗘𝗧𝗘𝗜𝗥𝗔:
➞ Receção do QA
➞ Ticketline aqui
*𝐃𝐄𝐒𝐂𝐎𝐍𝐓𝐎𝐒:
50%
➞ Cartão Municipal +65 (cartão do idoso de Oliveira do Bairro);
➞ Para crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos (à exceção dos espetáculos de Serviço Educativo);
10%
➞ Portadores do Cartão Rota da Bairrada.
➞ Os descontos são válidos mediante a apresentação do respetivo cartão.
➞ Os descontos são válidos somente na Bilheteira Local.
𝗥𝗘𝗚𝗥𝗔𝗦 𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗖𝗘𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗡𝗢 𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗘𝗦𝗣𝗘𝗧𝗔𝗖𝗨𝗟𝗢:
➞ Durante o espetáculo não é permitido trocar de lugar, nem circular no recinto;
➞ Deverá cumprir as indicações da sinalética, dos avisos sonoros e da equipa de Assistentes de Sala.
𝗥𝗘𝗦𝗘𝗥𝗩𝗔𝗦:
➞ A reserva de bilhetes e o seu levantamento terão de ocorrer até 72 horas antes da data do evento.
➞ As reservas de bilhetes feitas com maior antecedência, são válidas por 7 dias. Caso não sejam levantados nesse período, os bilhetes reservados serão colocados novamente à venda.
𝗖𝗢𝗡𝗧𝗔𝗖𝗧𝗢𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗥𝗘𝗦𝗘𝗥𝗩𝗔𝗦:
Para aquisição de lugares destinados a pessoas de mobilidade reduzida (PMR) em cadeira de rodas e acompanhantes, por favor contactar diretamente a bilheteira do Quartel das Artes, no seguinte horário: terça a sexta das 10h30/12.30 - 13.30/18h30, ou através do número de telefone 234 732 123.
Poderá ainda contactar-nos através do endereço de correio eletrónico: quarteldasartes@cm-olb.pt
Os lugares de acompanhante PMR serão disponibilizados nas 72 horas que antecedem o espetáculo.