- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- Orçamento Participativo de Sever do Vouga está de volta
Orçamento Participativo de Sever do Vouga está de volta
área de conteúdos (não partilhada)O Orçamento Participativo (OP) de Sever do Vouga está de volta. A principal novidade, este ano, é a vontade da Câmara Municipal em envolver os mais jovens, com idade igual ou superior a 16 anos, na gestão da vida pública. A partir de maio, o OP começa a percorrer o concelho, com sessões de esclarecimento em cada freguesia. A segunda edição do OP vem renovar o convite feito pela autarquia severense para que os cidadãos decidam sobre uma parte dos investimentos públicos a realizar.
“Depois de, no ano passado, ter mobilizado centenas de severenses, lançamos a segunda edição do OP, reafirmando o nosso compromisso em fortalecer a democracia local. Queremos que Sever do Vouga seja, cada vez mais, um concelho de pessoas ativas e participativas, em que exista um real diálogo entre a autarquia e a comunidade. Acreditamos que o OP contribui para dar resposta às expetativas e necessidades dos cidadãos que podem ter uma palavra na definição das prioridades da ação municipal”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal, de Sever do Vouga, Almeida e Costa. O autarca explica que “a abertura à participação dos mais jovens reflete a nossa vontade em estreitar a relação da juventude com o concelho, contribuindo para uma maior educação cívica e sentimento de pertença, através do seu envolvimento neste processo democrático”.
A verba a contemplar para o OP é de 50 mil euros para ideias e projetos que se enquadrem nas seguintes áreas de governação: Ambiente e Energia, Coesão Social, Mobilidade e Infraestruturas, Cultura e Turismo, Educação e Desporto. Todo o processo, desde a sua implementação até à votação final, irá decorrer entre o mês de maio e o início de outubro.
O lançamento do OP está previsto para o dia 2 de maio, através de uma sessão de esclarecimento de âmbito mais alargado, na sede do concelho, seguindo-se as sessões em cada uma das freguesias. O grupo de trabalho, constituído por técnicos da autarquia e um elemento do Executivo Municipal, irá esclarecer as normas participação, bem como os contornos deste procedimento. Ainda no mês de maio, o OP voltará às freguesias para recolher as ideias e propostas.
De acordo com a calendarização prevista, sujeita a alterações, as propostas serão analisadas pelos serviços técnicos municipais em junho, seguindo-se o período de reclamação pelos proponentes. Em julho, as eventuais reclamações serão apreciadas. A previsão é de que, no dia 26 de julho, sejam conhecidos os projetos que irão à votação, através da divulgação da lista final das propostas admitidas. Entre o dia 27 de julho e 28 de setembro, decorre o período de votação, estando previsto o anúncio público dos projetos vencedores para o início de outubro.
A primeira edição do OP de Sever do Vouga (2017) registou 1869 votos, através de 728 participantes. Os projetos vencedores encontram-se em fase final de preparação e lançamento de concursos. São eles: “Escarpas do Gresso” (valorização das margens do rio Gresso, através da implementação de um trilho pedonal acompanhando as quedas do rio), “Ponto i – Sever Inclui” (turismo acessível com recurso a uma cadeira todo o terreno para pessoas com mobilidade reduzida) e “Melhoramento do abrigo para animais abandonados”.