- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- Museu Municipal quer aproximar severenses do seu património
Museu Municipal quer aproximar severenses do seu património
área de conteúdos (não partilhada)O segundo aniversário do Museu Municipal de Sever do Vouga foi celebrado, no dia 18 de maio, com um programa especial gratuito que reforçou a ligação deste equipamento cultural com a comunidade e o território.
Em dia de aniversário, foi altura de fazer balanços e traçar metas. Em dois anos de funcionamento, o Museu Municipal recebeu mais de 5 mil pessoas, o que traduz uma média de 200 visitas mensais. “Desde que abriu as suas portas, o museu tem acolhido as mais diversas formas de cultura, privilegiando o talento severense. Temos vindo a trabalhar no sentido de aproximar os severenses da cultura e do seu património, através dos nossos equipamentos culturais, sendo o Museu Municipal exemplo disso”, afirmou o vice-presidente Almeida e Costa.
Também presente na cerimónia, o presidente da Assembleia Municipal, Mário Silva, reforçou o papel do museu enquanto “espaço de memória que se quer vivo e não só expositivo”, referindo a importância de se equacionar “a criação de micro espaços museológicos para dinamizar as freguesias”. Uma situação já prevista, como explicou o técnico responsável, Pedro Nóbrega. “Estamos a elaborar um plano de atividades com vista a reforçar a presença do museu não só no território concelhio, através de ações fora de portas, mas também nas comunidades emigrantes, através do novo site e redes sociais que irá consolidar o trabalho deste espaço que se quer dinâmico e atento ao que os severenses fazem”, explicou, sublinhando que “o museu é um espaço que, além de albergar memórias, vai à procura das mesmas, sejam materiais ou imateriais, interpretando-as e revelando-as à comunidade”.
A programação teve início, pelas 18h00, com uma visita guiada, pautada pela boa disposição, em que a coreógrafa Leonor Barata deu a conhecer as diferentes salas e espaços, interagindo com o público. Seguiu-se a inauguração da exposição de Renato Pinto, jovem talento severense que interpretou oito elementos patrimoniais do concelho e, através do desenho, mostrou o seu “Olhar sobre Sever do Vouga”. Na varanda do Museu Municipal, com vista para o Parque Urbano da Vila, foi servido o bolo de aniversário, acompanhado por um espumante produzido em terras de Couto de Esteves, proporcionando um momento de convívio entre os presentes.
Desde o dia 18 de maio, é possível aceder ao site oficial do Museu Municipal de Sever do Vouga, através de www.cm-sever.pt/museu. Ali, o visitante poderá pedir informações e contactar o museu, conhecer as suas coleções e marcar visitas guiadas.