- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade apresentado em Sever do Vouga
Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade apresentado em Sever do Vouga
área de conteúdos (não partilhada)A Turismo Fundos, em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e Município de Sever do Vouga, apresentou o Programa de Investimento em Território de Baixa Densidade. A sessão decorreu no dia 2 de julho, no VougaPark-Centro de Inovação.
Criar condições financeiras adequadas para estimular o aparecimento de projetos de investimento na área do Turismo e contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade das economias locais e regionais dos territórios de baixa densidade são alguns dos objetivos do programa que possui uma dotação de 25 milhões de euros.
Presente na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, referiu a crescente dinâmica do alojamento local no concelho, que conta também com uma boa oferta de turismo rural, e aproveitou para desejar que os proprietários e investidores severenses possam usufruir das mais-valias deste programa.
Com um processo de decisão mais ágil, o Programa de Investimento em Território de Baixa Densidade é uma oportunidade para dar vida e dinamizar projetos na área do Turismo. Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da Turismo Fundos, explicou aos presentes as orientações do programa. De uma forma simplificada, a Turismo Fundos compra o imóvel (terreno ou edificação) ao proprietário que passa a arrendatário, sendo-lhe permitido exercer o direito de compra. O valor da compra deve ser utilizado para investir no imóvel para realizar investimentos no âmbito da dinamização turística.
Apesar da calendarização para a entrega de candidaturas apontar para o dia 31 de julho, a Turismo Fundos garantiu que o prazo será prorrogado e/ou será lançada uma segunda fase do programa. Os critérios de seleção incidem no contributo para a diminuição das assimetrias regionais e valorização do desenvolvimento sustentável do território, sendo a criação de emprego um ponto a destacar. Contribuem ainda para uma avaliação positiva o caracter inovador do projeto, relativamente à diferenciação quando comparado a outros existentes na região, assim como a capacidade de disponibilizar serviços que gerem riquezas e diminuição da sazonalidade.
Todos os esclarecimentos que os potenciais promotores pretendam obter devem ser dirigidos à Turismo Fundos.
Para mais informações: