- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- Câmara Municipal iniciou trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível
Câmara Municipal iniciou trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Sever do Vouga já iniciou os trabalhos de gestão das faixas de combustível. A intervenção está a ser feita junto às redes viárias e zonas industriais. Cerca de três dezenas de espaços serão alvo de limpeza, no âmbito das medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra os Incêndios e do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Trata-se de um investimento global para três anos no valor de 613.200,00 euros.
Enquanto entidade responsável pela rede viária municipal, a autarquia vai providenciar a gestão de combustível numa faixa lateral de terreno confinante com a rede viária, numa largura não inferior a 10 metros. Já nas zonas industriais, a gestão de combustível em redor dos aglomerados será providenciada numa faixa de 100 metros, definida no PMDFCI, aprovado e em vigor. Os trabalhos incluem a remoção do mato e o corte de arvoredo, de forma a cumprir o afastamento entre as copas das árvores de acordo com a legislação atual.
Os troços a serem intervencionados são a Estrada Nacional 16, Estrada Nacional 333, Estrada do Cortez à Frágua, Estrada de Talhadas ao Cortez, Estrada do Cortez a Vide, Estrada Nacional 328 a Paçô (EM 572), Estrada de Cedrim à Recochinha, Estrada de Santo Adrião, Estrada de Pessegueiro a Couto de Esteves, Estrada de Sanfins à Mouta, Estrada de Sanfins ao Arestal, Estrada de Nespereira ao Arestal, Estrada da Barragem (Cruzamento da EM 569 à Barragem), Estrada do Couto a Lourizela, Estrada do Couto a Parada, Estrada Municipal 328-1, Estrada da Gândara a Pessegueiro, Estrada da Gândara ao Alto da Serra (ponto de água), Estrada da Foz às Minas do Braçal e do Braçal à Senhorinha; Estrada de Silva Escura ao limite com Ribeira de Fráguas; Estrada de Silva Escura às Bouças e Estrada de Dornelas ao Rio Bom – Arestal. Relativamente às zonas industriais, os trabalhos irão iniciar, brevemente, na zona industrial de Cedrim (Cedrim e Paradela) e prosseguirão nas restantes zonas industriais de Irijó e de Sanfins (Rocas do Vouga), Padrões, Pedras Negras e Gândara (Sever do Vouga), Decide e Arestalfer (Silva Escura e Dornelas) e Talhadas (Talhadas).
A Câmara Municipal de Sever do Vouga agradece a colaboração de todos os proprietários e produtores florestais no sentido de garantir o acesso às suas propriedades das entidades responsáveis pela gestão de combustível. A autarquia recorda ainda que o material lenhoso será torado, sendo a remoção dos locais de intervenção da responsabilidade dos proprietários ou produtores florestais, arrendatários e usufrutuários. Estes, podem e devem, sempre que possível acompanhar os trabalhos e proceder à remoção dos materiais que possuam valor comercial, devendo fazê-lo dentro do prazo máximo de 15 dias úteis, após a gestão de combustível, findo o qual, o material lenhoso será depositado, provisoriamente e sem critério de identificação, em local a definir e reverterá a favor da Câmara Municipal.
A planta da faixa de gestão de combustível pode ser consultada junto do Balcão Único da Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 16h00, no site do Município de Sever do Vouga e ainda nas sedes das respetivas juntas de freguesias.