- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- Câmara Municipal apoia “Movimento pelo Interior – em nome da coesão”
Câmara Municipal apoia “Movimento pelo Interior – em nome da coesão”
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal aprovou, na última reunião de Câmara, a moção de apoio ao “Movimento Pelo Interior – em nome da coesão”, lançada por um grupo de personalidades constituído por autarcas, académicos e empresários.
Trata-se de um “movimento apartidário e abrangente que procurará, no espaço de 12 anos ou três legislaturas, contribuir para a criação de políticas públicas que contrariem ou atenuem alguns problemas estruturais das regiões de baixa densidade, normalmente associadas ao interior do nosso país”.
O documento alerta para a necessidade de combater a perda populacional, “o primeiro problema estrutural que o interior deve enfrentar”. A moção alerta que “para contrariar esta realidade, é necessário promover a fixação daqueles que ainda resistem nesta parte do território e a atração de novos habitantes”, uma abordagem, como explica o documento, diretamente relacionada com o segundo problema que os municípios do interior enfrentam: o envelhecimento da população.
A moção critica “a diminuição da presença do estado e dos serviços públicos no interior, desprezando o facto de diminuírem a qualidade de vida nestes territórios e de provocarem, em última análise, a continuação do ciclo de perda da população”, bem como os problemas de acessibilidade, desinvestimento por parte do estado central e a falta de políticas públicas descentralizadoras.
Consciente desta realidade e da urgência em promover uma inversão da mesma, o Município de Sever do Vouga declarou o seu apoio ao movimento, acreditando que está reunido um conjunto de personalidades que conhece o território e tem capacidade e competência para atuar concretamente na alteração do paradigma do interior de Portugal.
Os primeiros sete subscritores do movimento:
Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal da Guarda e presidente dos Autarcas Social Democratas;
Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real e presidente da Associação Nacional dos Autarcas Socialistas;
António Fontainhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas;
Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria e presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos de Portugal;
Fernando Nunes, empresário e presidente do Grupo Visabeira;
Rui Nabeiro, empresário e fundador do Grupo Delta;
José Silva Peneda, ex-presidente do Conselho Económico e Social.