- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- Maior iniciativa de voluntariado corporativo passou por Sever do Vouga
Maior iniciativa de voluntariado corporativo passou por Sever do Vouga
área de conteúdos (não partilhada)Trocaram os seus locais de trabalho por um dia de voluntariado com vista a preservar o património ambiental e cultural. No dia 12 de outubro, Sever do Vouga foi um dos 11 locais em que decorreu a 13.ª edição do GIRO (GRACE, Intervir, Recuperar, Organizar). Um desafio lançado pelo GRACE-Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial que a Câmara Municipal de Sever do Vouga abraçou, com entusiasmo, desde o primeiro momento.
Com o objetivo de celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, o GRACE organizou a maior ação de voluntariado corporativo do país. Com 59 empresas associadas, duas instituições convidadas e mais de 860 profissionais, foram realizadas ações em Santo Tirso, Penafiel, Mata do Bussaco, Oeiras, Monsanto, Mouraria, Cais Palafítico, Loulé, Açores e Madeira. Em Sever do Vouga, a intervenção decorreu na Serra do Arestal, mais precisamente num troço do percurso pedestre “PR1-Caminhos de S. Tiago” e contou com a participação de colaboradores da A. Silva Matos, Fundação Mão Amiga, Prio, Câmara Municipal de Sever do Vouga e Universidade de Aveiro.
Além de limparem e removerem o lixo florestal, os voluntários renovaram a pintura da sinalética do percurso pedestre. Para a Câmara Municipal de Sever do Vouga, tratou-se de uma iniciativa com especial significado, tendo em conta a importância da rede de percursos pedestres para o desenvolvimento do turismo no concelho. “Desde há uma década a esta parte, temos tido na nossa política de ação, a preocupação de criar condições de visitação e promoção do território, apostando no resgaste de alguns antigos caminhos e na implementação de outros, que permitam aos aficionados do pedestrianismo adentrar por terras de Sever, vivenciando experiências autênticas de comunicação com a Natureza, o património histórico/cultural, as aldeias e as suas gentes hospitaleiras”, refere Graciela Figueiredo, técnica responsável pela área do Turismo, que coordenou a logística da ação de voluntariado no concelho.
Criado no ano 2000, o GRACE é uma associação que congrega mais de 160 empresas com o objetivo de promover os conceitos de cidadania empresarial e de responsabilidade social das empresas com base em parcerias com outros setores da sociedade. Um dos eixos de atuação do GRACE é a promoção do voluntariado corporativo.