- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- 10 anos de uma biblioteca viva ao serviço da comunidade
10 anos de uma biblioteca viva ao serviço da comunidade
área de conteúdos (não partilhada)Foram três dias de comemoração, com atividades dirigidas a diferentes faixas etárias. A Biblioteca Municipal de Sever do Vouga comemorou uma década de serviço público e provou mais uma vez ser um equipamento cultural vivo aberto à comunidade que serve.
Em dia de festa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, agradeceu a presença da comunidade, reforçando a importância da mesma no desenvolvimento das atividades. “Nada disto faria sentido sem as pessoas que participam nas atividades. A nossa comunidade possui uma excelente relação com este equipamento cultural que tem cumprido o nosso plano de atividades da melhor forma com diversas iniciativas, dirigidas aos bebés, crianças, jovens, pais e seniores”, afirmou, acrescentando que a biblioteca “é um espaço que acompanha a nossa população do nascer ao envelhecer e isso enche-nos de orgulho. O aniversário é da Biblioteca, mas quem está de parabéns é quem a mantém viva através da sua participação”.
A programação teve início com a já tradicional “Biblioteca de Pijama”, em que as crianças e jovens, dos seis aos 12 anos, de pijama e munidos de sacos cama, passam a noite entre livros e muitas atividades e animação. Este ano, o aniversário teve como convidada especial a ilustradora Margarida Botelho que, durante os três dias, dinamizou diferentes ações educativas.
Entre histórias e oficinas de expressão plástica, dirigidas às escolas e comunidade em geral, os bebés, crianças e jovens da nossa comunidade deram asas à sua imaginação. Os participantes conheceram melhor a realidade de outras infâncias, através da coleção “Poka Pokani”, que tem como protagonistas as crianças indígenas da reserva Xingu, no Pará, Brasil. Ao partilhar a sua experiência em comunidades de diferentes países onde se fala o português, bem como as histórias de crianças que vivem outras realidades, Margarida Botelho, trabalha com os mais novos a relação com o Ambiente e com os outros. “Estamos sempre a semear, não só novos leitores, mas também novos criadores, novos públicos, pensantes e fazedores”, afirma a ilustradora.
O encerramento da programação de aniversário foi uma verdadeira explosão de cores com duas sessões do “Big Bang Boom”, em que bebés, a partir dos nove meses, e crianças, até aos cinco anos, extravasaram a sua energia e imaginação numa sala especialmente preparada o para o efeito. As tintas vegetais ganharam vida no chão e nas paredes forradas com papel reciclado. Pais e filhos, juntos, num momento de interação e criatividade que contribui para estreitar os laços de afeto.
A coordenar as atividades da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, desde a sua abertura, em 2009, a bibliotecária Andreia Amorim orgulha-se do trabalho desenvolvido. “Temos feito um forte trabalho direcionado para a aquisição de hábitos de leitura e fruição da cultura, relacionados com a saúde e bem-estar da população. Queremos continuar a ser um organismo vivo que se adapta à evolução da nossa população e contribui para colmatar as necessidades das pessoas da nossa comunidade”, afirma.
Quem não teve oportunidade de participar na programação de aniversário, ainda vai a tempo de visitar a floresta de papel que nos transporta para a Amazónia, com pessoas retratadas em tamanho real, bem como ver as ilustrações e trabalhos plásticos, que integram a exposição “Poka Pokani”, de Margarida Botelho, que continua patente durante o Verão.