- Início
- Municípios
- Sever do Vouga
- EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO
EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO
área de conteúdos (não partilhada)A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
Este ano, a 9.ª edição realiza-se no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.
A iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.
O Exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
É objetivo de A TERRA TREME sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e o conhecimento sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo a outros setores da sociedade civil, de modo a alcançar-se uma maior resiliência, individual e coletiva, entre a população.
Nesse sentido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil convida todas as Instituições a associarem-se a esta iniciativa pública, promovendo a sua participação no Exercício A TERRA TREME.
A participação na iniciativa poderá ser feita de múltiplas formas:
- A promoção da resposta a um inquérito (aos trabalhadores/colaboradores) que visa aferir o grau perceção do risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquérito);
- A realização de uma sessão de esclarecimento interna (para os trabalhadores/colaboradores) dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nas nossas casas e nos locais de trabalho;
- A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da Instituição na iniciativa;
- A divulgação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;
- A inscrição individual e/ou da Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt;
- A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;
- A realização de um exercício de teste à evacuação por ocasião de 5-11-2021, data escolhida para a realização do exercício A TERRA TREME, assim como, dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.
No contexto da iniciativa, a ANEPC criou:
- O sítio digital www.aterratreme.pt, que disponibiliza informações sobre o Exercício e recursos de divulgação;
- O vídeo promocional sobre os três gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar;
- O cartaz alusivo à 9.ª edição Exercício A TERRA TREME
- A hashtag #ATerraTreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.
A ANEPC convida, assim, os cidadãos e as Entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no exercício A TERRA TREME.
O sucesso deste projeto de cidadania depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no Exercício.
Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.
Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
Video de apfresentação - VER