- Início
- Municípios
- Vagos
- Aldeia do Boco recebeu a visita técnica da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
Aldeia do Boco recebeu a visita técnica da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
área de conteúdos (não partilhada)Esta foi uma excelente oportunidade de dar a conhecer os recursos, património, tradições, a comunidade da Aldeia do Boco e as experiências turísticas possíveis de aqui realizar.
O Município de Vagos recebeu esta quarta-feira, dia 10 de maio de 2023, a visita da equipa da Turismo Centro de Portugal (TCP) que, a convite do presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, veio conhecer a aldeia do Boco – uma das Aldeias de Portugal - e participar na experiência dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco”.
A equipa da TCP foi liderada pelo presidente Pedro Machado e integrou as chefes dos núcleos de Estruturação, Planeamento e Promoção, Sílvia Ribau, e de Comunicação, Imagem & Relações Públicas, Adriana Rodrigues.
A visita foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, e seu executivo, pelo presidente da Junta de Freguesia de Soza, Nelson Cheganças, e pelo presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, entre outros elementos.
A comitiva percorreu a pé parte do Trilho das Levadas das Azenhas do Boco que passa por azenhas e moinhos, alguns ainda em funcionamento, que aproveitam a água das levadas para a moagem da farinha.
No final, na Azenha da Ti Luísa, a equipa participou no processo de confeção da Broa Mimosa, típica da Aldeia do Boco, desde a moagem do milho à confeção da massa e à sua colocação no forno. De seguida, foi servido um almoço típico, preparado pela Confraria Sabores da Abóbora, onde o Carneiro de Santo Inácio – outro prato típico desta aldeia - foi Rei.
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, considera “essencial visitar regularmente todos os territórios da região, para conhecer em primeira mão o seu potencial turístico, que não cessa de surpreender. Este tipo de visitas permite-nos obter uma compreensão mais profunda e abrangente dos diferentes ativos turísticos da região, incluindo aqueles que são menos conhecidos do público em geral”.
“Foi o caso da Aldeia do Boco, que reúne uma série de características que a tornam um destino privilegiado: a beleza natural dos seus percursos, onde o som da água e dos pássaros são uma constante; as experiências gastronómicas que aqui se podem usufruir; e a hospitalidade e simpatia dos seus habitantes. São características que podem ser colocadas ao serviço da população, através da atividade turística, ajudando a garantir que o turismo no Centro de Portugal seja equilibrado, sustentável e inclusivo, e que todos os locais podem beneficiar das oportunidades que o turismo pode trazer”, acrescenta.
Para Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal, “é sempre uma honra receber no nosso território a Turismo Centro de Portugal, em particular numa aldeia com tanto potencial como a Aldeia do Boco. A equipa teve oportunidade de comprovar a singularidade da oferta natural desta aldeia e das tradições das suas gentes. Temos o objetivo de, em conjunto, trabalharmos no sentido de tornar a Aldeia do Boco um destino turístico qualificado e diferenciado, assumindo-se como mais um polo de atração turística do concelho de Vagos e da região Centro de Portugal”.