- Início
- Municípios
- Vagos
- NOVA REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS “BUSWAY – REGIÃO DE AVEIRO” FOI APRESENTADA EM VAGOS
NOVA REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS “BUSWAY – REGIÃO DE AVEIRO” FOI APRESENTADA EM VAGOS
área de conteúdos (não partilhada)Aconteceu, ao início da tarde desta terça-feira, a apresentação simbólica da rede de Serviço Publico de Transporte de Passageiros da BusWay Região de Aveiro que aportará ao concelho e à região mais e melhores meios de transporte público com aumento de rotas e, sobretudo, com mais paragens.
“A rede de linhas de transporte de autocarro existentes no concelho de Vagos globalmente mantém-se, com o acrescento de novas rotas e serão implementadas mais paragens que servirão, sobretudo, a Zona Industrial de Vagos e o Parque Empresarial de Soza, numa lógica de aumentar os meios de mobilidade e, pela primeira vez, servir as zonas empregadoras por excelência no nosso concelho.”
Foi assim que o Presidente da Câmara Municipal de Vagos abordou a apresentação no concelho da operação de transportes municipais e intermunicipais, designada BusWay – Região de Aveiro, uma parceria entre a CIRA e a empresa Afifi, que vai, a partir de 1 de agosto para a estrada, servindo as populações dos municípios integrantes da CIRA, assim como assegurando carreiras inter-regionais.
Este momento teve lugar na Praça do Município de Vagos, tendo tido como enquadramento um exemplar dos novos autocarros desta operação de transportes, com a promessa estampada – que, de resto, é já uma certeza – que “a sua nova empresa de transportes está a chegar a Vagos”.
Os tons azul-esverdeados do moderno autocarro que tem capacidade para instalar comodamente 55 passageiros, como que nos transportam para a paisagem vaguense com predominância para o campo, mar e ria que tanto nos definem, como que se convidassem cada passageio a entrar neste transporte e a sentir-se em casa.
No momento de apresentação, o autarca afirmou ainda que esta é uma operação que servirá para “melhorar tudo o que era feito até aqui”, sendo que “o investimento que irá ser feito pelo Município de Vagos neste meio de mobilidade será de 200.000 euros ao ano, acrescendo ao dinheiro que recebemos do Fundo Ambiental e que também é alocado a este processo”.
O grande objetivo é mesmo a melhoria da mobilidade das populações do/no concelho de Vagos, mas também de dar a oportunidade para que todos possam usufruir deste meio de transporte do ponto de vista municipal e intermunicipal.
Este foi um dos motes principais na abordagem do edil vaguense que deu como exemplo “as queixas recorrentes de não poderem haver alunos estagiários nas empresas da Zona Industrial, por uma razão muito simples: não havia transporte. Desta forma, a partir de 1 de agosto, teremos a oportunidade de mudar este paradigma e de, conjuntamente com o serviço de mobilidade que já prestávamos aos nossos cidadãos, tanto do ponto de vista indiferenciado como nos transportes escolares, garantir que a mobilidade profissional para as nossas zonas industriais seja uma realidade”.
Simbolicamente, o momento de apresentação da operação de transportes municipais e intermunicipais BusWay Região de Aveiro terminou com uma viagem de ida e volta à Zona Industrial de Vagos, reflexo da enorme mais-valia que o alargamento da rede de linhas e paragens de transportes públicos do Município de Vagos vai significar para as populações e para as empresas.
As linhas, horários e pontos de venda podem ser consultados aqui: https://busway-cira.pt