- Início
- Municípios
- Vagos
- FEIRA GANDARESA E FESTIVAL DE FOLCLORES EXALTAM OS USOS E COSTUMES REGIONAIS
FEIRA GANDARESA E FESTIVAL DE FOLCLORES EXALTAM OS USOS E COSTUMES REGIONAIS
área de conteúdos (não partilhada)A Feira Gandaresa e o Festival de Folclore, atividades Inseridas na programação “ANIMAR O VERÃO 2023” terão lugar no próximo dia 27 de agosto, com início a partir das 10:00h, no Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.
Está prestes a acontecer um dos pontos altos da programação do “Animar o Verão 2023”. Já sobre o final da programação do Município de Vagos para esta época do ano, o Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira vai receber o popular e sempre chamativo conjunto de eventos que se complementam entre si, nomeadamente a Feira Gandaresa, também denominada “Feira à Moda Antiga” e o Festival de Folclore.
A Feira Gandaresa terá o seu início às 10h00 e terminará apenas às 18h00, com a participação de diversas associações, das quais destacamos: Associação Boa Hora,
Centro Social Paroquial de Santo António, Santa Casa da Misericórdia de Vagos, Confraria dos Sabores da Abóbora de Soza, Orfeão de Vagos, Grupo Coral Santa Cecília de Calvão, Associação de Pais da Gafanha da Boa Hora, que apresentarão os seus produtos agrícolas e de gastronomia local para venda, num certame que atrai, anualmente, centenas de pessoas ao Largo Parracho Branco.
Complementarmente, a tarde vai ser passada, a partir das 16h00 ao som das danças e cantares bem características do Festival de Folclore que, este ano, terá a participação de cinco formações.
De Ouca, virá a recém-formada Associação de Ouca e das suas Gentes que apresentará um desfile de marchas populares. De Cantanhede teremos a participação do Rancho “As Cantarinhas da Fontinha”, de Oliveira do Bairro virá o Rancho Folclórico de S. Simão da Mamarrosa, do concelho de Vagos teremos a participação do Rancho Folclórico “Luz e Vida” de Ponte de Vagos e do Rancho Folclórico da Fonte de Angeão.
Todos estes intervenientes prometem uma tarde bem animada, com muita música, etnografia, gastronomia e, sobretudo boa disposição e convívio, naquele que é sempre um dos principais momentos de exaltação dos usos e costumes das nossas gentes.
Para a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vagos, Dulcínia Sereno, “este é, sobretudo um momento de partilha com o nosso povo e com a nossa gente, mas, mais do que isso é a oportunidade de exaltar a cultura popular mais pura e genuína”. Dulcínia Sereno refere que “apesar de os anos passarem e as tendências mudarem, o folclore tem tido sempre um lugar muito especial no coração dos portugueses em geral e dos vaguenses em particular”. A Vereadora da Cultura aproveitou também para agradecer “a presença de todos os intervenientes na Feira Gandaresa e no Festival de Folclore e para convidar todos a estarem presentes, no próximo domingo, logo a partir das 10h00, naquele que será mais do que um simples domingo, uma grande festa.”