- Início
- Municípios
- Vagos
- AHRESP E TURISMO CENTRO DE PORTUGAL DIVULGAM PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE EMPRESAS (PRE)
AHRESP E TURISMO CENTRO DE PORTUGAL DIVULGAM PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE EMPRESAS (PRE)
área de conteúdos (não partilhada)PRE – Programa de Revitalização de Empesas tem como objetivo analisar a atual situação de cada empresa de restauração e bebidas e do alojamento turístico e encontrar soluções que possam evitar o encerramento definitivo.
O Turismo Centro de Portugal (TCP) e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assinaram, no dia 6 de outubro de 2020, na sede da AHRESP, em Lisboa, um Protocolo de Colaboração que visa divulgar e promover o PRE - Programa de Revitalização de Empresas entre os empresários da região Centro de Portugal.
O Programa de Revitalização de Empresas, desenvolvido pela AHRESP, tem como objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas que evitem o recurso judicial de insolvência, pretendendo que as empresas de restauração e bebidas e do alojamento turístico que a ele adiram possam encontrar soluções de revitalização e modernização das suas atividades. Desta forma, a AHRESP procura evitar a destruição parcial do tecido empresarial das atividades económicas que representa e que nesta altura se apresenta como inevitável para muitas empresas.
O protocolo assinado prevê que o Turismo Centro de Portugal promova e divulgue o Programa de Revitalização de Empresas junto dos empresários da região Centro de Portugal, com o objetivo de mitigar os efeitos nefastos da crise económica nas empresas, resultante da pandemia de covid-19. Com o apoio da Moneris, serão fornecidos esclarecimentos e aconselhamentos sobre apoios disponíveis e estratégias a seguir, entre outras medidas.
O Programa de Revitalização de Empresas segue um modelo de intervenção em três fases.
Na Fase 1, é realizado um Diagnóstico Empresarial e Linhas de Ação Gerais, com levantamento de informação na empresa, aplicação de um modelo de diagnóstico e definição das principais linhas de ação a desenvolver, por forma a permitir a recuperação da empresa.
Na Fase 2, propõe-se um plano de recuperação económico-financeiro, com base no diagnóstico inicial.
Na Fase 3, apresenta-se um modelo de recuperação e acompanhamento, com apoio no acompanhamento da implementação das mesmas medidas de ação, tanto as medidas de curto prazo (de viabilidade do negócio) como as medidas de médio-longo prazo (de sustentabilidade e adaptabilidade do negócio).
De forma a esclarecer sobre estas medidas, o Turismo Centro de Portugal e a AHRESP vão organizar um webinar, intitulado "I Programa PRE - Programa de Revitalização de Empresas", agendado para dia 9 de outubro, às 16h00, com Pedro Neto, Partner Corporate Finance da Moneris. O webinar será transmitido nas páginas de Facebook do TCP e da AHRESP.
Link de inscrição AQUI
Pode, igualmente, acessar aqui para obter mais informações sobre o Programa de Revitalização de Empresas (PRE)