- Início
- Municípios
- Vagos
- Vagos comemora o Dia Nacional dos Moinhos com três dias de atividades para toda a família
Vagos comemora o Dia Nacional dos Moinhos com três dias de atividades para toda a família
área de conteúdos (não partilhada)O programa está recheado de atividades desde histórias infantis, visita aos moinhos, moagem de milho, confeção da broa mimosa, caminhadas e feiras.
No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se celebra no dia 7 de abril de 2022, o Município de Vagos promove, em conjunto com a Junta de Freguesia de Soza, Confraria Sabores da Abóbora, Charcos&Companhia, Junta de Freguesia de Calvão e os proprietários dos moinhos/azenhas do concelho, nos dias 7, 9 e 10 de abril de 2022, três dias de atividades em torno do património molinológico.
Nos dias 7, 9 e 10 de abril, as azenhas do Boco (Azenha Ti Luísa, Azenha dos Carvalho, Quinta das Azenhas e Azenha Barreto) e o moinho de vento Ti Pascoal estarão abertos, em datas e horários específicos, de acordo com o programa, para todos aqueles que quiserem conhecê-los, por fora e por dentro. Esta atividade realiza-se no âmbito da iniciativa nacional “Moinhos Abertos” da Rede Portuguesa dos Moinhos, que acontece há mais de 14 anos e que pretende abrir ao público, para acesso livre, tantos moinhos quantos for possível em todo o país!
No dia 7 de abril será emitido, nas escolas primárias e nas redes sociais do Município, um vídeo da “Hora do Conto” com a história “Vale dos Moinhos”, de Noelia Blanco e Valeria Docampo. No sábado, dia 9, esta história será contada ao vivo às 11h00, na Biblioteca Municipal de Vagos.
A tarde de sábado (dia 9) será dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” onde será possível experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e a sua colocação no forno! É, também, uma oportunidade para dar a conhecer, aos mais novos, como funciona uma azenha e como consegue transformar o milho em farinha! Enquanto a massa leveda, os participantes serão convidados a fazer uma caminhada pelo Vale do Boco terminando com um lanche com os produtos locais: a Broa Mimosa, doce de abóbora e requeijão. Esta atividade já atingiu o limite de inscrições, mas caso tenha interesse em receber informação caso a atividade se volte a realizar, envie o seu contacto para turismo@cm-vagos.pt. (Adiada para 7 e 14 de maio)
No dia seguinte, dia 10 de abril, terá a oportunidade de fazer uma caminhada e conhecer as azenhas e o vale do Boco! A caminhada tem ponto de encontro marcado no Parque de Merendas do Boco, às 9h30 e é organizada pela Junta de Freguesia de Soza em conjunto com a Confraria Sabores da Abóbora e os proprietários das azenhas e moinhos do Boco. No final, haverá um convívio com um lanche com produtos locais. (Adiada para dia 22 de maio)
Ainda, no dia 10 de abril, entre as 9h e as 17h, a Charcos & Companhia e Junta de Freguesia de Calvão organizam a “Feira de Troca de Sementes”, na Lagoa de Calvão onde o Moinho de Vento Ti Pascoal, ali presente, estará aberto para visitas.
Estas atividades estão, ainda, incluídas no programa da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que pretende, entre vários objetivos, promover a capacitação dos territórios com um novo produto turístico, capaz de atrair mais fluxos de visitantes e aumentar a estadia média, a preservação e valorização do património molinológico nacional, bem como o envolvimento das comunidades locais e os seus saberes através do projeto.