- Início
- Municípios
- Vagos
- CINE-CONCERTO BUSTER KEATON "POLÍCIAS / O TEATRO / UMA SEMANA”
CINE-CONCERTO BUSTER KEATON 'POLÍCIAS / O TEATRO / UMA SEMANA”
área de conteúdos (não partilhada)O Espaço Museológico da Vagueira recebe, no dia 22 de julho, pelas 21h30, o Cine-Concerto Buster Keaton "Polícias/ O Teatro / Uma semana".
Os músicos Gonçalo Parreirão (guitarra e outros instrumentos), Paulo Silva (bateria), é a proposta para o acompanhamento musical ao vivo no formato cine-concerto para três curtas-metragens de Buster Keaton.
Buster Keaton foi um ator e diretor conhecido como o homem que nunca ri. O tempo não favoreceu Keaton, e ele passou muito tempo esquecido. Atualmente, ele é considerado um dos maiores comediantes de todos os tempos e divide o título com o seu velho rival, Charles Chaplin.
“Polícias” / Cops (1922, 18 min.)
Por um crime que não cometeu, um homem (Keaton) vai ser perseguido por cada vez um maior número de polícias, num conjunto de sequências que fazem lembrar as desvairadas perseguições nos filmes de Mack Sennett. Na verdade, Buster Keaton assina aqui mais uma obra-prima da comédia americana, utilizando uma admirável economia narrativa e demonstrando uma capacidade de assimilar as mais diversas influências cinematográficas sem ficar preso aos seus pressupostos mais básicos, reinventando-as numa planificação que acentua o despoletar de gags visuais que desencadeiam outros gags e outras situações, algumas das quais, completamente inesperadas.
“O Teatro” / The Playhouse (1921, 20 min.)
Na altura, Buster Keaton estava a recuperar de uma fratura no pé e não podia fazer as suas acrobacias, então resolveu impressionar o público com efeitos especiais. Neste filme, Keaton aposta num tipo de comédia mais elaborada com destaque para os efeitos especiais e para o desempenho de Keaton. Ele fez todos os papéis, através da técnica de múltiplas exposições, em que ele podia aparecer na mesma cena.
“Uma Semana” / One Week (1920, 22 min.)
Primeiro filme lançado pela Buster Keaton Studios. É uma paródia de filmes sobre casas pré-fabricadas e conta a história à volta de um casal recém-casado que monta uma casa literalmente. O filme tem um argumento mais bem elaborado do que as comédias feitas pela Arbuckle.
Entrada livre!