- Início
- Comunicação
- Notícias
- REDE DE CIDADES EUROPEIAS CULTURE NEXT REÚNE EM AVEIRO
REDE DE CIDADES EUROPEIAS CULTURE NEXT REÚNE EM AVEIRO
área de conteúdos (não partilhada)Aveiro recebe de 12 a 14 de outubro e no âmbito da Aveiro Tech Week e da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, a reunião anual da rede de cidades europeias Culture Next, que junta cerca de 40 representantes europeus de 26 cidades. A rede foi fundada há cinco anos em Cluj (Roménia) e em 2021 recebeu uma doação de 1 milhão de euros do programa Europa Criativa da Comissão Europeia para ampliar o Culture Next e melhorar sua capacidade de trabalhar com mais cidades europeias.
Os membros da Culture Next (cujo coordenador é Ștefan Teișanu) são cidades ou organizações que representam cerca de 30 cidades europeias, nomeadamente cidades que já foram ou pretendem ser Capitais Europeias da Cultura (CEC), e cidades que continuam a desenvolver os seus programas culturais mesmo sem terem sido selecionadas como CEC. Muitos dos seus membros representam cidades que são atualmente candidatas e que estão interessadas em desenvolver a conexão europeia e programas culturais sustentáveis que podem ser implementados independentemente da decisão do júri.
Entre as cidades presentes, para além de Braga e Ponta Delgada (cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura em 2027) destaque para a cidade lituana de Kaunas (atual Capital Europeia da Cultura), a cidade alemã de Chemnitz (Capital Europeia da Cultura em 2025) e para a cidade letã Liepaja (Capital Europeia da Cultura em 2027).
A rede vê na Conferência de Aveiro um ponto de viragem no desenvolvimento da rede Culture Next e, quem sabe, na história do Projeto Capital Europeia da Cultura. Um ponto de encontro entre todas as antigas e atuais cidades candidatas interessadas em aderir formalmente, a partir de 2023, a um projeto coletivo dedicado a fortalecer este projeto e a inovar nos mecanismos de cooperação entre cidades e cidades, cidades e organizações, e cidades e artistas.
No evento marca também presença a rede MESOC, que estuda o impacto da cultura na inclusão social, bem como o seu coodenador, Lluis Bonet (https://www.mesoc-project.eu/team/lluis-bonet-agusti / https://www.linkedin.com/in/lbonet/), professor de Economia Aplicada e diretor da Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade de Barcelona.
O MESOC é uma iniciativa de Pesquisa e Inovação projetada para propor, testar e validar uma abordagem inovadora e original para medir o valor social e o impacto da cultura e das políticas e práticas culturais, relacionados com três temas da nova Agenda Europeia para a Cultura: 1) Saúde e Bem-estar, 2) Renovação Urbana e Territorial e 3) Engajamento e Participação das Pessoas.
O objetivo global é responder ao desafio colocado pelo Horizonte 2020 (“Desenvolver novas perspetivas e melhorar metodologias para capturar o valor social mais amplo da cultura, mas também além do seu impacto económico”).
Para isso, o MESOC adapta e desenvolve um método de avaliação de impacto “baseado em transição” derivado de uma publicação anterior da UNESCO, construindo um modelo estrutural da Dimensão Social da Cultura, conforme definido por um dos objetivos estratégicos da Agenda Europeia. O modelo será testado em 10 pilotos de cidades europeias: Atenas, Barcelona, Cluj, Gent, Issy-les-Moulineaux, Milano, Rijeka, Turku, Valência e Varsóvia.
Mais info: https://culturenext.eu/8th-meeting-aveiro/