- Início
- Comunicação
- Notícias
- CENTENÁRIO DA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL
CENTENÁRIO DA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL
área de conteúdos (não partilhada)- Aveiro recebe exposição itinerante e coloca placa comemorativa junto ao Monumento à Aviação Naval -
Amanhã, quarta-feira dia 19 de outubro, Aveiro irá assinalar o Centenário do mais notável feito aeronáutico português, a Travessia Aérea do Atlântico Sul realizada pelo Almirante Gago Coutinho e o Comandante Sacadura Cabral.
Pelas 17h30 será inaugurada uma Placa comemorativa junto ao Monumento à Aviação Naval (Rua Clube dos Galitos), seguindo-se a visita à exposição itinerante sobre o Centenário da Travessia, contando estes dois momentos com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Eng. Ribau Esteves, e do Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo. A exposição estará patente no Centro de Congressos de Aveiro, com entrada gratuita, até ao próximo dia 23 de outubro.
Estas ações são promovidas pela Marinha Portuguesa que, ao longo de todo o ano e em todo o país, mostra a história da aventura que a 30 de março de 1922 teve início: a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro.
Foi uma viagem bastante atribulada, onde foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922.