- Início
- Comunicação
- Notícias
- Câmara de Aveiro investe meio milhão de euros no reforço da oferta da rede de transportes públicos da AveiroBus
Câmara de Aveiro investe meio milhão de euros no reforço da oferta da rede de transportes públicos da AveiroBus
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de reforço e reestruturação da oferta de transporte público rodoviário da AveiroBus, no seguimento dos estudos realizados pela empresa TIS.PT para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), e com a participação da Concessionária da CMA, ETAC/Transdev, operadora da Aveirobus, para dar melhor resposta ao crescimento do número de habitantes, turistas e utilizadores, assim como ao desenvolvimento económico, social e urbano da Cidade e do Município de Aveiro, a que corresponde um valor de investimento adicional da CMA de 515.701€.
A proposta de reforço da oferta assenta essencialmente no aumento da frequência das carreiras diurnas, o aumento dos horários noturnos, a criação de duas novas linhas urbanas para cobrir novas zonas da Cidade e do Município, bem como o aumento da periodicidade dos horários noturnos e das linhas de circulação ao fim de semana.
Destaque para o aumento de 40% no número de carreiras diurnas (de 220 para 309), e de 118% no número de carreiras ao fim de semana (de 54 para 118). Nas carreiras noturnas, sublinha-se o crescimento substancial da oferta – que é reduzida – de 3 para 24, carreiras durante a semana.
Para estes números contribui de forma relevante a proposta de criação de duas novas linhas urbanas circulares ao centro da Cidade de Aveiro, com partida e términus na Estação da CP, em circuitos de 40 minutos, intercaladas em sentidos inversos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro e zona urbana da Forca-Vouga.
Para esta decisão de ponderação do reforço da oferta da AveiroBus contribuiu ainda decisivamente o crescimento do setor turístico, o acolhimento de imigrantes, o aumento de estudantes universitários, o aumento do número de clientes das superfícies comerciais, a que se junta o envelhecimento global da população e a diversificação dos horários de trabalho.
Com a eliminação da antiga Linha 13 de ligação ao Forte da Barra (agora sob gestão da operação Intermunicipal da Região de Aveiro – BusWay), os quilómetros que estavam afetos a esse percurso são convertidos na densificação da rede atual, o que se traduz num aumento da produção quilométrica anual de 286.501 km e um valor adicional de investimento da CMA na rede de transportes públicos de 515.701€.
Segue-se agora a recolha do parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a formalização da adenda ao contrato de concessão e o visto do Tribunal de Contas, para que ato imediato se avance com a implementação física das alterações.