- Início
- Comunicação
- Notícias
- Município de Albergaria-a-Velha candidata-se pelo primeiro ano ao Programa ECOXXI e conquista a Bandeira Verde com uma pontuação acima dos 65%
Município de Albergaria-a-Velha candidata-se pelo primeiro ano ao Programa ECOXXI e conquista a Bandeira Verde com uma pontuação acima dos 65%
área de conteúdos (não partilhada)Numa cerimónia realizada no passado dia 7 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, recebeu a Bandeira Verde ECOXXI 2023 – um reconhecimento pela participação e empenho do Município de Albergaria-a-Velha no Programa e das boas práticas de desenvolvimento sustentável adotadas.
Na edição 2023 candidataram-se 66 municípios ao Programa ECOXXI, dos quais 59 foram galardoados, tendo o Município de Albergaria-a-Velha ficado entre os 30 melhores classificados.
A cerimónia de divulgação dos resultados da candidatura ECOXXI 2023 e entrega da Bandeira Verde, atribuído pelo Presidente da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), José Archer, decorreu em Oeiras no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark, tendo contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
O Programa ECOXXI encontra-se alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresenta-se como um compromisso dos responsáveis pela gestão do território em adotar práticas e políticas sustentáveis.
Pode-se afirmar que os Municípios ECOXXI são mais conhecedores dos seus territórios, mais dinâmicos e mais envolvidos naquilo que são as prioridades e estratégias do Município, tendo em vista a prossecução de um objetivo comum: ser um Eco-Município.
Os municípios que se candidataram ao ECOXXI 2023 são reconhecidos pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e mais de 70 subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos ODS.
O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI, sendo a Bandeira ECOXXI atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.