- Início
- Comunicação
- Notícias
- Município de Ílhavo reconhecido como “Território de Longevidade”
Município de Ílhavo reconhecido como “Território de Longevidade”
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo foi distinguida com um novo prémio – “Território de Longevidade” – destacando-se como um dos 25 municípios, num universo de 100, como um dos promotores da longevidade para o envelhecimento. O galardão foi atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR Centro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, esta distinção reforça o compromisso da autarquia com as políticas de envelhecimento, mantendo uma equipa de trabalho multidisciplinar dedicada à maior idade, melhorando os equipamentos, como o Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, e intensificando o apoio às Instituições de Solidariedade Social com Respostas Sociais ao envelhecimento.
"Continuaremos a cumprir a nossa missão de desenvolver e implementar programas e iniciativas que incentivem um envelhecimento saudável", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. Com o intuito de alcançar este objetivo, a autarquia fortalecerá a rede de parcerias existentes em âmbito local, nacional e internacional. O objetivo primordial é promover, ativamente, uma qualidade de vida superior para a população idosa, dando prioridade à colaboração com diversas entidades e explorando novas oportunidades de intervenção e suporte.
Este reconhecimento foi anunciado no Cais Criativo da Costa Nova, na última terça-feira, dia 19, num evento realizado pela CCDR Centro, com o apoio do Município de Ílhavo.
A CCDR Centro desenvolveu um estudo para identificar os territórios amigos da longevidade, contando com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para desenvolver e aplicar a metodologia que permitiu destacar estes municípios como os mais propícios à Longevidade na Região Centro.