- Início
- Comunicação
- Notícias
- Aveiro Bodyboard Invitational 2023 em São Jacinto este fim-de-semana
Aveiro Bodyboard Invitational 2023 em São Jacinto este fim-de-semana
área de conteúdos (não partilhada)Com o período de espera original (8 de dezembro a 28 de janeiro) alargado, a organização, a cabo da BBoard TV e Câmara Municipal de Aveiro, deu luz verde para a realização, este fim-de-semana de 3 e 4 de fevereiro, do Aveiro Bodyboard Invitational 2023, evento especial de bodyboard que vai reunir os melhores atletas nacionais, com uma mistura de escolas e gerações e convidados internacionais, como Armide Soliveres, multi-campeão espanhol e europeu.
Nas ondas de São Jacinto, veremos 24 bodyboarders masculinos em que figuram o top 16 nacional e 8 convidados, mais o top 8 feminino do circuito nacional.
De entre estes nomes, destaques para o vencedor da edição do ano passado, Ricardo Rosmaninho, o campeão nacional Joel Rodrigues, ou, no feminino, a campeã europeia Filipa Broeiro.
Nuno Lopes, responsável pela BBoard TV, lança o evento:
“É uma prova que, apesar da curta existência, já é uma referência no calendário dos desportos de ondas em Portugal. É um orgulho organizar um evento desta dimensão e características e com tantos e tão bons atletas. Especial prazer por envolver gerações tão diferentes e ver jovens prodígios como o Vicente Campos, de apenas 13 anos e campeão sub-18, até lendas consagradas deste desporto como Paulinho Costa, Luís Pereira, Nuno Azevedo ou Tiago Moita.”
Destes nomes, Paulinho Costa, uma das figuras emblemáticas da modalidade e que atravessou gerações, não esconde a alegria de voltar a competir e ainda por cima num contexto tão especial:
“Acedi ao convite da organização com grande prazer. Mais que isso, é uma honra poder partilhar o line up com todas essas gerações de atletas e numa praia de que gosto muito. Mudei-me para o Norte há dois anos, mas considero, há muito, São Jacinto uma das minhas praias de eleição. Participei num Mundial em São Jacinto em 1996 e num Europeu, com ondas épicas, já nos anos 2000, pelo que faz parte do meu álbum de memórias. Vai ser, repito, um prazer e mal posso esperar pela buzina de arranque. Já não visto uma lycra de competição desde 2009, há 15 anos. Vai ser uma sensação inesquecível.”
Formato MASCULINO (21 heats)
Ronda 1 - Oito heats de 3 atletas
Ronda 2 - Oito heats de 3 atletas
Após a realização destas 2 rondas, somam-se as 3 melhores ondas de cada atleta.
Ronda 3 - Dois heats de 4 atletas (os oito melhores classificados através das Rondas 1 e 2)
Após realização da ronda 3, são apurados os dois melhores de cada heat pela melhor onda.
½ Finais - Dois heats de 2 atletas
Após realização das 1/2 finais, são apurados os finalistas pela melhor onda.
Final - heat de 2 atletas (a melhor onda determina o vencedor)
Formato FEMININO (7 heats)
Ronda 1 - Dois heats de 4 atletas
Ronda 2 - Dois heats de 4 atletas
Após a realização destas 2 rondas, somam-se as 3 melhores ondas de cada atleta
½ Finais - Dois heats de 2 atletas
Após realização das 1/2 finais, são apuradas as finalistas pela melhor onda.
Final - heat de 2 atletas (a melhor onda determina a vencedora)