- Início
- Comunicação
- Notícias
- Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico participam na iniciativa “Música na Escola”
Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico participam na iniciativa “Música na Escola”
área de conteúdos (não partilhada)ciativa “Música na Escola”
Mini Mozart é o tema deste ano
A Câmara Municipal de Aveiro, com a colaboração da Orquestra Filarmonia das Beiras, promoveu a iniciativa “Música na Escola” destinada a todos os Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município.
Esta iniciativa, integrada no Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) para o ano letivo de 2023/2024, teve como objetivo principal a sensibilização do público infantil para a música clássica através de um espetáculo interativo que desvenda alguns segredos do funcionamento de uma orquestra, proporcionando, assim, uma experiência única e rica que é a de ver, ouvir e sentir uma orquestra ao vivo.
Sob o mote “Mini Mozart!”, na edição de 2024 a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro Jan Wierzba, convidou todos os Alunos, Docentes e Assistentes Operacionais, a conhecer Mozart e a sua música.
O espetáculo que foi apresentado nas sessões pedagógicas resulta de um projeto encomendado pela Real Filarmonia de Galícia ao Serviço Educativo da Casa da Música do Porto e contou com a participação dos formadores Sofia Nereida e António Miguel Teixeira (dos Serviços Educativos da Casa da Música), sob a direção do Maestro Jan Wierzba.
A edição deste ano contou com a participação de 3386 Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município, em cinco sessões, duas nos dias 28 e 29 de fevereiro e uma no dia 1 de março, que decorreram no Centro de Congressos de Aveiro.
Concerto de Família no encerramento
A sessão de encerramento realizou-se no domingo, dia 3 de março, pelas 16h00, com o Concerto de Família no Centro de Congressos de Aveiro, num momento de partilha e interação entre as Crianças e os seus Familiares.
Para além de proporcionar as sessões pedagógicas, a Câmara Municipal de Aveiro facultou igualmente o transporte de todos os alunos para o Centro de Congressos, numa aposta de investimento na Educação e Formação dos mais novos.