- Início
- Comunicação
- Notícias
- Biblioteca Municipal de Ílhavo conversa sobre “A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis”
Biblioteca Municipal de Ílhavo conversa sobre “A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis”
área de conteúdos (não partilhada)Esta sexta-feira, dia 5 de abril, às 18h30, a Biblioteca Municipal de Ílhavo promove a conversa “A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis” com Sara Reis da Silva, docente na Universidade do Minho e autora.
Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Município de Ílhavo, a tertúlia será dedicada ao tempo da ditadura em que o Estado Novo usou a censura para limitar a liberdade dos cidadãos, adultos e crianças, através do Manual de Instruções sobre Literatura Infantil, publicado em 1950, pela Direção dos Serviços de Censura, e como alguns autores infantojuvenis contornaram astuciosamente as imposições do referido manual.
Esta será uma conversa feita em torno da liberdade (ou da falta dela) de escrita para os livros para a infância e como o 25 de Abril veio abrir o leque dos temas abordados e a própria forma como se passaram a expressar.
Em simultâneo, estão patentes uma mostra bibliográfica dos livros censurados durante o Estado Novo e a exposição “Meio século de liberdade: cartazes do Pós 25 de Abril”, com uma seleção de cartazes originais da coleção de Luís Gouveia, que dá conta da explosão de organizações políticas, sindicais, culturais, populares e outras que saíram da clandestinidade ou que se formaram espontaneamente assim que sopraram ventos de liberdade.
Mais informação em bibliotecamunicipal.cm-ilhavo.pt, pelo endereço de e-mail biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt ou pelo 234 321 103.