- Início
- Comunicação
- Notícias
- Protocolo de Cooperação com a Associação Musical das Beiras
Protocolo de Cooperação com a Associação Musical das Beiras
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de Cooperação a celebrar entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Associação Musical das Beiras / Orquestra Filarmonia das Beiras, fundada em 1995, uma instituição cultural sem fins lucrativos.
Constitui objeto do presente Protocolo de Cooperação o apoio institucional, logístico e financeiro da CMA no montante anual de 50.000€, para a realização das atividades da Associação Musical das Beiras, nomeadamente, as que decorrerão no Município de Aveiro: atividades e eventos de cariz cultural e formativo, onde se incluem concertos; ações de atração de novos públicos envolvendo diferentes tipos de música; formação orientada para as escolas do primeiro ciclo do ensino básico; espetáculos teatrais com música; óperas; grupos de câmara.
Neste Protocolo, tal como divulgado publicamente a 04 de setembro, é cedido o requalificado Centro Cívico de Aradas, que passará, a partir do dia 1 de outubro de 2024, a denominar-se “Casa de Música” e é parte integrante do “Quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro”, sendo referenciado na sua localização por “Aradas – Aveiro”.
A obra de requalificação do edifício “Casa de Música”, realizada pela CMA entre 2022/2024 com um investimento de cerca de um milhão de euros, permitiu a renovação e qualificação de todas as infraestruturas, a readaptação de espaços funcionais, o melhoramento das condições de acessibilidade, com o objetivo de dar uma nova vida a um espaço destinado à realização de atividades culturais.
A Orquestra Filarmonia das Beiras desempenha um importante papel pedagógico na comunidade. Colabora intensivamente com escolas de música e jovens músicos, organizando anualmente cursos internacionais de direção de orquestra e de música vocal, bem como estágios internacionais de orquestra sinfónica. Atualmente, a OFB é composta por 31 músicos e é dirigida pelo maestro Jan Wierzba.