- Início
- Comunicação
- Notícias
- Aveiro é o “Município Mais Azul” da Região Centro
Aveiro é o “Município Mais Azul” da Região Centro
área de conteúdos (não partilhada)Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi, pelo terceiro ano (2016, 2017, 2024), distinguida como "Município Mais Azul" na Região Centro de Portugal, uma honra concedida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este reconhecimento destaca os municípios que se evidenciam pela qualidade das Atividades de Educação Ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul 2024.
Para a atribuição do galardão "Bandeira Azul", é necessário que os municípios realizem um mínimo de seis atividades de sensibilização e educação ambiental. A CMA orgulha-se de ter promovido o máximo de atividades permitidas (12), com significativo sucesso e impacto.
Sob o tema anual "O mar precisa de líderes – a tua praia é a tua causa", as atividades de 2024 focaram-se em sensibilizar a comunidade para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. Estas ações abordaram a redução do desperdício e o abandono de resíduos nas praias, o incentivo à diminuição do uso de plásticos e à separação correta dos resíduos, a proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres, os benefícios da ria de Aveiro para uma alimentação saudável, e a importância dos cuidados com a pele ao sol. Destacaram-se também o valor medicinal de certas espécies da flora de São Jacinto e a promoção de um consumo responsável de água e energia, da utilização de energias renováveis e de meios de deslocação não poluentes, incentivando práticas sustentáveis e minimizando o impacto ambiental.
As atividades realizadas na praia durante a época balnear tiveram um papel crucial, reforçando o conhecimento e a proteção das espécies de aves e das plantas dunares que habitam a praia de São Jacinto.
Estas iniciativas não só sensibilizaram a população, como também se alinharam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo os participantes na proteção e valorização do património natural e incentivando estilos de vida e práticas de consumo ajustadas às alterações climáticas, contribuindo para um futuro mais sustentável.
A CMA expressa ainda o seu profundo agradecimento aos parceiros pela colaboração incansável na implementação do programa de atividades de educação ambiental da Bandeira Azul 2024.