- Início
- Comunicação
- Notícias
- Águeda entra no circuito nacional de ralis
Águeda entra no circuito nacional de ralis
área de conteúdos (não partilhada)Prova, marcada para os dias 7 e 8 de dezembro em três etapas, alia a vertente desportiva à promoção do território
“O que há de mais gigante aqui em Águeda é a alma deste povo, que por natureza gosta de desafios e tem uma capacidade empreendedora que fala por nós”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na apresentação, ontem, do Águeda Rali Travocar. A competição está marcada para 7 e 8 de dezembro, com três etapas definidas.
O Edil agradeceu o muito público presente nesta sessão, no Centro de Artes de Águeda, que considera demonstrativo do entusiasmo por Águeda voltar a receber uma prova de rali. “Este entusiasmo é uma das razões para estarmos cá”, declarou, sublinhando que Águeda tem “muitos aficionados desta modalidade”.
O Águeda Rali Travocar, que está a pouco mais de duas semanas de distância, tem as inscrições abertas até à próxima quarta-feira e o número de equipas inscritas já vai em meia centena. A prova terá o centro operacional do Rali nas instalações da Travocar (Barrosinhas, Águeda) e a partida está marcada para dia 7 de dezembro, sábado, ao princípio da noite com a dupla passagem na Super-Especial que se disputará nas ruas da zona alta da cidade de Águeda, num percurso de 2,49 quilómetros.
No dia seguinte, 8 de dezembro, domingo, a prova terá uma passagem tripla pelos troços de “Préstimo” (16,61 quilómetros) e “Água Serrana” (8,22 quilómetros). A entrega de prémios, que marcará o final do rali, será junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda com o pelouro do Desporto e Turismo, destacou a importância para o concelho de receber esta prova. “Continuamos a investir no Desporto como uma aposta estratégica para a promoção do nosso território”, declarou, acrescentando que “quando a imagem de Águeda aparece traz confiança”.
O momento de apresentação oficial, no Centro das Artes de Águeda, contou com alguns apontamentos que evidenciaram as duas apostas: desportiva e de promoção do território, com a presença de algumas viaturas, mostrando à cidade a primeira ação visível da competição que marcará o regresso das provas de estrada a Águeda.
Carlos Guimarães, Presidente do CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso, organizador da prova, salientou que a segurança é um fator primordial nesta competição. “Além do sistema de monitorização da prova com a presença dos responsáveis das forças de segurança e emergência em permanência, teremos em cada prova especial de classificação um carro de emergência médica, além de duas ambulâncias, um carro de combate a fogo e um carro de desencarceramento. No troço grande, haverá uma duplicação de alguns destes meios posicionados a meio do percurso”, apontou.
José Correia, da Promolafões, promotor da competição, não hesita em revelar a ambição de “trabalhar para esta prova no futuro subir ao Campeonato de Portugal de Ralis, o principal campeonato em Portugal. Penso que temos todos os ingredientes para que no futuro Águeda tenha uma prova candidata ao CPR”.
O Águeda Rali Travocar pontua para os campeonatos Promo de Ralis, Start Norte, Start Norte 2RM, GT de Ralis, Clássicos de Ralis, Clássicos de Ralis 2RM, FPAK Junior Team de Ralis e KIA Rally Cup.
As novidades da prova podem ser acompanhadas em https://www.facebook.com/agueda.rali.travocar ou https://www.facebook.com/158679407516388 ou então no site do Clube Automóvel de Santo Tirso em https://cast.online.pt/