- Início
- Comunicação
- Notícias
- Município dinamizou workshop sobre Luto Não Finito
Município dinamizou workshop sobre Luto Não Finito
área de conteúdos (não partilhada)Decorreu a 3 de dezembro no Cineteatro Alba, com transmissão online, um workshop sobre Luto Não Finito com a designação "Ciclo Emocional das Famílias de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais - a família, a perda de ideia de afeto e o luto não finito". A ação foi dinamizada no âmbito do Programa Comunitário de Apoio ao Luto do Município de Albergaria-a-Velha, para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O diagnóstico de uma deficiência ou incapacidade numa criança ou jovem representa um momento de grande impacto emocional para as famílias. Esta experiência configura-se como uma perda não definitiva, marcando uma mudança de segunda ordem na dinâmica familiar. No workshop, orientado pela investigadora Cristina Felizardo, exploraram-se as implicações emocionais desse processo, com especial foco no conceito de luto não finito, oferecendo estratégias práticas para lidar com os desafios associados.
Ao longo da ação abordou-se o diagnóstico de uma deficiência ou incapacidade como perda, com a necessidade de reajustamento a uma nova realidade, e explicaram-se algumas estratégias de fortalecimento emocional, tais como o esclarecimento psicopedagógico, técnicas de autocuidado e o papel essencial das redes comunitárias de apoio.
Cristina Felizardo é investigadora do CIDTFF- Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e responsável pelo projeto de investigação "O Luto: investigação e formação".