- Início
- Comunicação
- Notícias
- COMUR – MUSEU MUNICIPAL RECEBE INSTALAÇÃO ARTÍSTICA DE MARIA JOÃO PAIVA
COMUR – MUSEU MUNICIPAL RECEBE INSTALAÇÃO ARTÍSTICA DE MARIA JOÃO PAIVA
área de conteúdos (não partilhada)A COMUR – Museu Municipal da Murtosa, terá patente, de 7 a 31 de dezembro de 2024, a instalação artística “Peneira da Acumulação”, da artista plástica Maria João Paiva.
A COMUR – Museu Municipal da Murtosa, terá patente, de 7 a 31 de dezembro de 2024, a instalação artística “Peneira da Acumulação”, da artista plástica Maria João Paiva.
O projeto artístico propõe uma reflexão sobre acumulação, sustentabilidade e consciência ambiental, transformando resíduos e materiais obsoletos em composições plásticas inovadoras.
Estabelece um diálogo inédito entre a história do espaço e a proposta disruptiva da obra, unindo memória e inovação.
O título evoca o ato de peneirar valores e narrativas, reafirmando o papel da arte na transformação do quotidiano e no estímulo ao pensamento crítico.
A inauguração oficial acontecerá no sábado, dia 7 de dezembro, pelas 15H00. A entrada é livre.
MARIA JOÃO HENRIQUES DA COSTA PAIVA
Finalista do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, professora de Educação Visual e Tecnológica desde 2001. Atua como formadora pedagógica na área artística em cursos de formação EFA (Educação e Formação para Adultos) e workshops desde 2002. Monitora em atividades lúdico-pedagógicas relacionadas a experiências científicas e animação infantil entre 1999 e 2001.
Possui formação diversificada em educação artística, destacando: Curso de Iniciação à Modelação Cerâmica (CENCAL), Curso Oficina Livre de Cerâmica (Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas), Curso Intensivo de Ilustração - Do Texto à Imagem, ministrado por Ana Biscaia (IEFP - Biblioteca Municipal de ílhavo)
Participou de diversas exposições coletivas, como:
• "Ser Livre sem Liberdade" (2023) – Instalação, técnica mista, Museu Santa Joana, Aveiro, e Residência Artística Binaural, Viseu.
• "Alice e Mary Poppins" (2019) – Painel e escultura cerâmica, Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas CRL, Porto.
• "Rainha Santa Isabel" (2015) – Escultura cerâmica, Biblioteca Municipal de Ovar.
• "Arte Popular" (2006) – Pintura acrílica, Biblioteca Municipal de Estarreja.
• "Anjos de Papel" (2002) – Esculturas de papel, APCC, Porto.
• "Ribeira do Porto" (2001) – Pintura acrílica e técnica mista, Junta de Freguesia de Rio Tinto.
A sua prática artística integra diversas técnicas e materiais, refletindo um contínuo compromisso com a formação, a criação contemporânea e a exploração de narrativas artísticas.