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Loja do Cidadão de Anadia celebra oito anos
área de conteúdos (não partilhada)Loja do Cidadão de Anadia assinala oito anos de atividade
A Loja do Cidadão de Anadia, localizada no Edifício de Serviços de Proximidade, na Praça da Juventude, celebra esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, oito anos de atividade. Trata-se de um espaço inovador que reúne diversos serviços públicos (Autoridade Tributária e Aduaneira/Finanças, Instituto da Segurança Social, Instituto dos Registos e do Notariado, e Espaço Cidadão) num único local, facilitando o acesso da população a informações e atendimentos essenciais.
Um investimento municipal superior a 350 mil euros, garantindo um conjunto de serviços de proximidade, com maior conforto e acessibilidade, criando assim uma outra centralidade à cidade.
O edifício acolhe ainda os serviços da Delegação de Anadia da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, bem como da Associação Florestal do Baixo Vouga e, mais recentemente, o Gabinete de Apoio ao Comércio Local do Município de Anadia.
Os responsáveis pelos diversos organismos públicos ali localizados são unânimes em considerar que a mudança para a Loja do Cidadão foi, sem dúvida, uma grande mais valia, a todos os níveis, tanto para os colaboradores, como para os cidadãos que recorrem aos serviços, destacando a localização privilegiada do edifício.
André Oliveira, Chefe do Serviço de Finanças de Anadia (Autoridade Tributária e Aduaneira), considera que a mudança do serviço para a Loja do Cidadão “proporcionou uma maior proximidade, uma melhor acessibilidade e mais comodidade”, tanto para as pessoas, como para os colaboradores, realçando que “este modelo insere-se muito na política de aproximação da Autoridade Tributária ao contribuinte”.
Outra das mais-valias da Loja, no seu entender, prende-se com o facto de “num único espaço centralizar vários serviços públicos, dando a possibilidade aos cidadãos de poderem tratar de vários assuntos, evitando grandes deslocações”.
André Oliveira salientou ainda que a mudança possibilitou “a criação de uma zona de acolhimento ao contribuinte, para atendimento de situações mais delicadas, o que é bastante positivo e que não existia nas instalações anteriores”. Por outro lado, refere que a proximidade com a Câmara Municipal “acaba também por ser um dos aspetos positivos da Loja do Cidadão, com quem existe uma excelente relação institucional”.
Sónia João, Coordenadora dos Serviços de Atendimento de Anadia, do Instituto da Segurança Social, sublinhou “a melhoria significativa no que respeita ao espaço, tendo em conta que as instalações antigas eram exíguas e pouco funcionais”, acrescentando ainda que “esta mudança foi, sem dúvida, uma grande melhoria, a nível das condições de trabalho e de atendimento”.
Considera “bastante positivo” o facto de existir um espaço partilhado com outros serviços públicos o que, na sua ótica, “é uma mais valia para os funcionários e para os utentes”. “Dá uma imagem institucional muito mais eficiente e moderna. Há um melhor acesso aos serviços públicos e um menor tempo de espera no que respeita ao atendimento”, afirmou ainda, referindo “o importante papel” que o Município de Anadia tem tido, ao longo de todos estes anos, na resolução de problemas que vão surgindo. “Tem sido uma parceria imprescindível”, afirmou.
Margarida Martins, Diretora/Conservadora dos Registos Predial, Civil, Comercial e Automóvel (Instituto de Registos e Notariado - IRN), é da opinião de que “este novo espaço veio permitir um atendimento mais condigno aos cidadãos e às empresas”. “Esta mudança foi uma mais valia inquestionável para o concelho a todos os níveis, não só física, como emocionalmente, porque se trata de um espaço clean que transmite muito boa energia”, adiantou ainda.
Deu a conhecer que o serviço do IRN “tem sido solicitado, não só por pessoas do concelho, mas também, por inúmeras pessoas dos concelhos limítrofes, o que acaba por ser importante para a economia local, dado que atrai pessoas a Anadia”.
O facto de os vários serviços públicos se encontrarem num mesmo espaço, é, no seu entender, “bastante positivo, proporcionando uma grande interajuda interna”. Destacou ainda “a boa articulação” com a Câmara Municipal, que tem “sido inexcedível”.
De referir ainda que, em fevereiro de 2017, o Município inaugurou cinco Espaços Cidadão localizados nas freguesias de Vila Nova de Monsarros, Sangalhos, Avelãs de Cima, Vilarinho do Bairro e Amoreira da Gândara.