- Início
- Comunicação
- Notícias
- ATRIBUIÇÃO DE DISTINÇÕES HONORÍFICAS 2019
ATRIBUIÇÃO DE DISTINÇÕES HONORÍFICAS 2019
área de conteúdos (não partilhada)Dia 12 de maio, os Paços do Concelho engalanaram-se para a comemoração do Feriado Municipal com a Sessão Solene, que contou com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra e entrega das Condecorações Honoríficas Municipais, às seguintes instituições e individualidades:
- Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Comissão Vitivinícola da Bairrada/Região Demarcada da Bairrada, Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Xohan Viqueira, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
- Henk Van Twillert, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
A Sessão Solene contará com os discursos do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda, do Presidente da CMA, José Ribau Esteves e de um representante dos condecorados, em representação das instituições e personalidades distinguidas.
40 anos de vida da AAUAv
A distinção com a Medalha de Mérito Municipal em Prata acontece no ano em que a AAUAv comemora o 40º aniversário da sua ação de mobilização da comunidade estudantil, para a participação em eventos âncora da vida académica.
A CMA considera que a AAUAv tem sido um importante agente para a ampliação do bom nome de Aveiro no mundo, acrescentando aos estudantes um inestimável sentimento de pertença e afetividade para com o Município e a Região.
A AAUAv é um exemplo de democraticidade, independência e representatividade, desenvolvendo um trabalho notável com grande sentido de missão em prol da Academia, abrangendo as áreas da Cultura, Ação Social, Desporto e Política Estudantil, de que é exemplo o GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro.
Comissão Vitivinícola da Bairrada, vitalidade e promoção da Região de Aveiro
A Comissão Vitivinícola da Bairrada comemora este ano 40 anos de vida, sendo uma entidade que representa a forte produção vitivinícola, a economia, a história e a cultura do Município e da Região de Aveiro, dando um forte contributo para a sua afirmação nacional e internacional, e integrando o Município de Aveiro, na área geográfica de Nariz.
A CMA está determinada em reforçar o seu papel ativo na estratégia de crescimento e afirmação da Região Vinícola da Bairrada, com a promoção dos seus vinhos e espumantes, através de vários meios.
Atualmente, entre as várias atividades que o Município realiza, destaca-se a promoção da Região Demarcada da Bairrada através do Aveiro D’Honra, servido em diversos eventos do Município (Ovos-Moles e espumante da Bairrada). Futuramente, com a nova vida que terá o edifício da Antiga Estação da CP, os vinhos e espumantes da Bairrada terão também presença de destaque ao nível da promoção da Cidade, do Município e da Região (além dos Ovos Moles e do Sal).
Ano de Bienal com homenagem ao primeiro vencedor
Xohan Viqueira é uma das maiores referências mundiais na arte da Cerâmica, tendo vencido em 1989 a primeira edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que comemora este ano 30 anos de existência, sendo já um evento de referência na programação cultural do Município.
O artista tem sido um dos principais responsáveis pelo crescimento do evento – que este ano atingirá um novo recorde de trabalhos internacionais expostos (17 nacionalidades) –, desempenhando um papel de verdadeiro embaixador do evento, de Aveiro e da própria tradição cerâmica da Região, dando um contributo objetivo para a dimensão europeia da nossa cultura, a que vamos dar mais força com a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.
A Música em Aveiro e Aveiro na Europa
Henk van Twillert tem desenvolvido um trabalho de referência no panorama musical nacional, europeu e mundial, sendo reconhecido pela CMA, com a Medalha de Mérito Municipal, grau Cobre.
Com uma forte ligação à área dos instrumentos de sopro da família do saxofone, com particular destaque na formação dos mais jovens, Henk van Twillert distingue-se, ao longo da sua vida pelos bons e francos serviços que tem prestado à cidade de Aveiro, promovendo a cultura musical e fomentando a união entre os cidadãos, dando exemplo maior de sentido comunitário, com colaborações solidárias com o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e a Mordomia de São Gonçalinho.
No ano em que assinala os seus 60 anos de vida, 40 anos de carreira e 30 anos em Portugal, Henk é um dos fortes embaixadores e agentes percursores da dimensão europeia da nossa cultura.