- Início
- Comunicação
- Notícias
- FESTCORDEL JUNTOU CANTORES POPULARES DO BRASIL, PORTUGAL E GALIZA
FESTCORDEL JUNTOU CANTORES POPULARES DO BRASIL, PORTUGAL E GALIZA
área de conteúdos (não partilhada)O salão da Junta de Freguesia do Bunheiro recebeu, no passado sábado, dia 18 de maio, o grande espetáculo público do FestCordel – Festival Internacional do Verso Popular, que decorreu, de 10 a 19 de maio, nos Municípios da Murtosa, Estarreja e Oliveira de Azeméis.
O salão da Junta de Freguesia do Bunheiro recebeu, no passado sábado, dia 18 de maio, o grande espetáculo público do FestCordel – Festival Internacional do Verso Popular, que decorreu, de 10 a 19 de maio, nos Municípios da Murtosa, Estarreja e Oliveira de Azeméis.
Quase 400 pessoas assistiram a belíssima celebração da cultura popular, conduzida pelo Vereador Daniel Bastos, que juntou, no mesmo palco, diferentes expressões do repentismo, oriundas do Brasil, Portugal e Galiza.
A sessão iniciou-se com a prestação do cantores repentistas Brasileiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, que personificaram a transversalidade geracional desta arte secular: Amâncio, o Mestre, com 73 anos, e Nobre, o discípulo, com 18 anos;
De seguida, passaram pelo palco 4 jovens regueifeiras da Semente, um grupo de Santiago de Compostela, na Galiza, que procura restaurar a arte do canto popular repentista junto das crianças e jovens.
Seguiram-se os Emboladores do Ceará, Pinto Branco e Marreco, antes dos portugueses Jorge Martins e Liliana Oliveira, cantores ao desafio vindos de Guimarães, acompanhados, ao acordeão, por André Matos e Jorge Alexandre.
No final, Portugueses e Brasileiros, juntaram-se, em palco, para um divertidíssimo despique, para gáudio dos presentes.
O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é um projeto proposto e coordenado pelo Professor António Abreu Freire, profundo conhecedor da literatura popular, com produção do Cine-Clube de Avanca, e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade.