- Início
- Comunicação
- Notícias
- CLDS 4G INICIOU ATIVIDADE DE APOIO AO ISOLAMENTO E EXCLUSÃO SOCIAL EM AVEIRO
CLDS 4G INICIOU ATIVIDADE DE APOIO AO ISOLAMENTO E EXCLUSÃO SOCIAL EM AVEIRO
área de conteúdos (não partilhada)O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora de Fátima deu início a 1 de junho, ao Contrato Local de Desenvolvimento Social da 4ª Geração (CLDS 4G) do Município de Aveiro, que contou na apresentação da Equipa Técnica, com a participação, através de videoconferência, da Vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Rosário Carvalho.
O CLDS 4G Aveiro é um projeto concelhio, que teve como base uma definição de tipologias de intervenção e de Municípios elegíveis pelo ISS, e um convite da Câmara Municipal de Aveiro ao Centro Social Paroquial de Nª Sra de Fátima para liderar o processo, tendo esta entidade aceite o convite e desenvolvido um projeto que foi aprovado com parecer prévio do CLASA, e que pressupõe a implementação de sete ações obrigatórias (Eixo 4) e três ações facultativas (Eixo 2), num total de dez atividades concretizáveis ao longo de 36 meses, num custo total elegível aprovado de 601.426,19 €.
É um instrumento de intervenção social integrada e de proximidade, de promoção da auto-organização dos habitantes do território reduzindo o isolamento e a exclusão social.
Atuará na intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e no auxílio e intervenção de emergência às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, na capacitação e desenvolvimento comunitário mobilizando para o efeito, a ação conjunta de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis.
Este instrumento pretende atingir 4.351 destinatários diretos (população residente – 4.231; entidades - 120) no decorrer dos três anos.