- Início
- Comunicação
- Notícias
- GAC–RA firma cooperação com Governo Regional da Ilha do Príncipe
GAC–RA firma cooperação com Governo Regional da Ilha do Príncipe
área de conteúdos (não partilhada)O Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, José Ribau Esteves, e o Presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, José Cassandra, assinaram, dia 16 de janeiro, um protocolo de cooperação que visa o cumprimento dos objetivos do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA) para o desenvolvimento de redes de cooperação com outras comunidades pesqueiras.
Nesse sentido, uma delegação do GAC – RA visita, até dia 21 de janeiro, a Ilha do Príncipe para conhecer problemas e potencialidades do setor da pesca local e promover a assinatura do protocolo de cooperação com as autoridades locais.
O protocolo assinado visa congregar os parceiros em torno de objetivos e interesses comuns e definir uma estratégia para realizar ações comuns; implementar uma estrutura institucional para a cooperação e definir métodos de trabalho, ações comuns e a promoção da parceria; desenvolver e consolidar estratégias de desenvolvimento locais; fortalecer a cooperação entre a Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe) e a Região de Aveiro (Portugal), promovendo a identidade destas comunidades lusófonas, a cooperação mútua, o desenvolvimento regional e a cultura marítima, e partilhar recursos e ferramentas.
No primeiro dia da visita, os membros do GAC-RA, José Ribau Esteves, Miguel Cunha e José Anjos, reuniram-se com o Presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, José Cassandra, para, em conjunto com a Direção Regional da Agricultura e Pescas da Ilha do Príncipe, definir o programa da visita e o início dos trabalhos de cooperação. De referir que, no dia 17 de janeiro, comemoram-se os 542 anos da descoberta da Ilha do Príncipe pelos Portugueses. A delegação do GAC-RA participará das festividades programadas para assinalar a data, que incluem a receção oficial ao Primeiro- Ministro de São Tomé e Príncipe.
Protocolo de Cooperação entre GAC-RA e o Governo Regional da Ilha do Príncipe