- Início
- Comunicação
- Notícias
- Primeiro Dia da Região de Aveiro: celebrar e construir
Primeiro Dia da Região de Aveiro: celebrar e construir
área de conteúdos (não partilhada)O recém-instituído Dia da Região de Aveiro – 16 de outubro - foi celebrado em festa com um programa que incluiu a 2ª Conferência QCIRA – Quadro Comum de Investimentos da Região de Aveiro 2020 e um concerto pela Orquestra Filarmonia das Beiras, realizado no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro.
Tendo por referência a data da constituição formal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (16 de outubro de 2008), foi deliberado pelo Conselho Intermunicipal instituir nesta data o Dia da Região. Em 2014, numa altura em que a território apresenta e discute a sua estratégia para o período de programação financeira 2014-2020, o programa de comemoração incluiu uma sessão sobre a «Região-Cidade Inteligente».
Na Reitoria da Universidade de Aveiro, o conceito de região inteligente e as estratégias para fomentar o empreendedorismo e a competitividade estiveram em destaque. Tendo como horizonte as oportunidades de financiamento que se perspetivam no próximo quadro comunitário, a Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, sublinhou a nova exigência de se definirem e cumprirem metas, felicitando a Região de Aveiro pela sua dinâmica exemplar.
A pensar no futuro próximo, o Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, salientou a necessidade de «induzir a atividade nos cidadãos e nas empresas» e reiterou a importância para a Região dos investimentos no Polis Litoral da Ria de Aveiro, na qualificação do Baixo Vouga Lagunar e na ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca.
O momento alto da sessão foi a assinatura do contrato de parceria institucional entre a Comunidade Intermunicipal e a Universidade de Aveiro, testemunhado pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. Perante uma sala cheia, o governante referiu que a parceria entre a CIRA e a UA promove um dos aspetos onde o país tem ainda muita margem para progredir: a transferência de conhecimento entre as universidades e as empresas, listando as demais prioridades do Portugal 2020.
Em jeito de celebração do enorme património da Região, a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do maestro Vassalo Lourenço, interpretou no Quartel das Artes, obras de Richard Wagner, Felix Mendelsshon, Johannes Brahms e Andrew Lloyd Webber e temas das bandas sonoras dos filmes «Titanic» e «Os Piratas das Caraíbas», associando-se musicalmente à comemoração do primeiro Dia da Região.
Galeria de Imagens - Dia da Região de Aveiro