- Início
- Comunicação
- Notícias
- Filme “Terra Nova” em exibição no Museu Marítimo de Ílhavo
Filme “Terra Nova” em exibição no Museu Marítimo de Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)O filme “Terra Nova”, realizado por Artur Ribeiro, estará em exibição no Museu Marítimo de Ílhavo esta sexta-feira, 26, às 21h, e sábado, 27, às 15h30. Os bilhetes custam 3 euros, revertendo a receita da bilheteira a favor do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré.
Baseado na obra "O Lugre", de Bernardo Santareno, “Terra Nova” conta a história do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando num mau ano de pesca, o capitão decide arriscar numa rota nunca navegada até à Gronelândia.
Enquanto a tripulação luta contra as tempestades e o frio do Atlântico Norte, assiste-se ao drama de Albino (Pedro Lacerda), um pescador que caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado “má-sorte” para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel (Miguel Partidário), um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores. Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro.
Apesar de o capitão (Virgílio Castelo) liderar o navio com pulso de ferro, não consegue evitar um motim que compromete o objetivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo (Vítor D’Andrade), um médico que faz a sua primeira viagem e que se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade do Capitão.
No centenário do nascimento de Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (1920-1980), o filme “Terra Nova” traz para o grande ecrã a “última epopeia trágico-marítima de Portugal”.